O engenheiro Hermes Vargas dos Santos, especialista em transporte hidroviário, elogiou a dragagem de aprofundamento do Porto do Rio Grande. Ao PortoGente, ele disse que o maior mérito das autoridades estaduais e federais foi tirar do papel uma obra aguardada há tanto tempo pelos gaúchos, mas que ninguém conseguia colocar em prática. A draga Juan Sebastián de Elcano [foto] foi a responsável pelos serviços em Rio Grande.
Com cerca de nove mil quilômetros de costa e privilegiada rede hidroviária, o Brasil encara a frustração de não conseguir desenvolver o transporte de cabotagem e equilibrar a matriz nacional de transportes.
Em entrevista exclusiva ao PortoGente, o professor e chefe da área de Transporte Aquaviário do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Floriano Carlos Martins Pires Junior, colocou o pé no freio e destacou que o caminho de recuperação da indústria naval brasileira está apenas começando.
PortoGente conversou com o economista Humberto Dalsasso, que atua como consultor empresarial e é colunista do site do Conselho Federal de Economia e um estudioso da economia chinesa. Na sua análise, a China tem alta demanda por matéria-prima e o Brasil é um local para buscar energia, infraestrutura e terra. O que aparenta ser um simples estaleiro pode abrir as portas para adicionar empreendimentos como um porto para exportar minérios para a China. Leia a entrevista e veja o que isso tem a ver com o projeto de instalação do estaleiro da OSX, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina.
A Prefeitura de Fortaleza divulgou na última sexta-feira (11) estudos que mostram ser inviável a construção do Estaleiro Promar Ceará na capital cearense. A prefeita Luizianne Lins (PT) não se pronunciou sobre o assunto e deverá fazer isso somente na sexta-feira (18), mas os documentos de sua equipe técnica (acessível aqui) reduzem a praticamente zero a chance de Fortaleza receber o empreendimento.