Quarta, 24 Abril 2024

Adotada há pouco mais de um ano pela Santos Brasil, a lavagem a seco de veículos e equipamentos para transportes rodoviários, modelo pioneiro no Porto de Santos, já alcançou uma economia de cerca de 2,8 milhões de litros de água. Este volume seria suficiente, por exemplo, para abastecer uma família de quatro pessoas por mais de dez anos.

A lavagem a seco começou a ser implantada em maio do ano passado e hoje é utilizada para toda a frota da Santos Brasil Logística, que conta com dois Clias (Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros), em Santos e Guarujá, uma unidade em Guaratinguetá (SP) e dois CDs (Centros de Distribuição), em São Bernardo do Campo e na capital paulista. São 143 caminhões e 228 semirreboques.

A economia de 2,8 milhões de litros de água, conseguida entre maio do ano passado e o início de julho deste ano, representa 13% de toda a água consumida em 2014 pelas unidades de Logística da companhia.

No período, foram realizadas 1.900 lavagens a seco. Cada uma delas representa uma economia de 1.480 litros de água, quantidade necessária à limpeza de um único caminhão por meio da lavagem convencional.

A técnica utiliza um pano umedecido em um produto biodegradável para limpar os caminhões. Uma equipe de cinco pessoas consegue lavar de sete a oito veículos por dia. Além dos ganhos para o meio ambiente com a economia de água, a lavagem a seco proporcionou a redução das emissões de gases poluentes.

Quando eram lavados com o método convencional, os caminhões precisavam ser deslocados até um estabelecimento credenciado, localizado no município de São Vicente (SP). Agora é possível lavá-los dentro de unidades logísticas da Santos Brasil. Isso também ajudou a reduzir o tráfego de caminhões nas rodovias da Baixada Santista.

Para o gerente-executivo de Transportes da Santos Brasil, Wendell Fernandes, a lavagem a seco vem proporcionando ganhos operacionais à empresa e aos clientes. "Antes precisávamos de um dia inteiro para lavar um único caminhão, incluindo o tempo gasto com o deslocamento. Com a lavagem a seco, esses veículos são limpos em cerca de uma hora, e ficam à disposição para serem operados muito mais rapidamente", afirma Fernandes.

"A Santos Brasil possui um compromisso com a eficiência de suas operações em todos os sentidos. Buscamos exceder as expectativas dos nossos clientes e ao mesmo tempo melhorar nosso desempenho ambiental. Acreditamos que a gestão sustentável contribui para o futuro e o sucesso da companhia", salienta o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Santos Brasil, Hemerson Braga.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome