Nos próximos dias 28 e 29 de novembro será realizado o 41º Encontro Nacional de Praticagem, em Belém, capital do estado do Pará. Temas como segurança da navegação, capacitação, logística e infraestrutura portuária estão na programação que será apresentada por representantes da Marinha, de universidades e dos próprios práticos, responsáveis pelo assessoramento dos comandantes das embarcações em manobras em águas restritas.

Após as palavras iniciais do diretor-presidente do Conapra, o prático Gustavo Martins, o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho fará a abertura do evento. Ele assumiu, em julho, o comando do 4º Distrito Naval, responsável pelas operações da Marinha e pela segurança da navegação na região dos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Em seguida, o capitão de fragata João Bittencourt Cavalcanti vai falar sobre os desafios do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, do qual é diretor. A unidade teve a denominação alterada em setembro. Era o Centro de Levantamentos e Sinalização Náutica da Amazônia Oriental, antigo Serviço de Sinalização Náutica do Norte, e cuida de atividades imprescindíveis à segurança como os processos de hidroceanografia, atualização cartográfica e auxílios à navegação. Ainda no tema regional, o professor doutor Hito Braga de Moraes, da Universidade Federal do Pará, irá abordar o potencial marítimo do Pará na logística internacional considerando o canal do Panamá.

praticagem para conapra

Entre os práticos, o diretor técnico do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Porthos Lima, vai falar sobre a execução do Curso de Atualização para Práticos (ATPR), apresentado recentemente no IX Fórum Latino-Americano de Práticos, em Buenos Aires. O prático Matusalém Gonçalves Pimenta levará o assunto do seu livro “Praticagem, Meio Ambiente e Sinistralidade”, no qual analisa acidentes a partir da resolução A-960 da Organização Marítima Internacional (IMO). Por fim, o prático Luiz Antônio Raymundo da Silva, também do Rio de Janeiro, encerra o encontro com o painel: “O fator humano na navegação em águas restritas”.

O 41º Encontro Nacional de Praticagem será realizado no centro de convenções do Hotel Grand Mercure, a partir das 9h do dia 28. No dia 29, o evento será interno, voltado apenas à praticagem.

Confira a programação completa do 41º Encontro Nacional de Praticagem

28/nov – terça-feira – Centro de Convenções

09h00 às 09h30: Credenciamento e Welcome Coffee

09h30 às 09h40: Palavras iniciais
Gustavo Henrique Alves Martins – Diretor-Presidente do Conapra

09h40 às 10h20: Abertura do Encontro
Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval

10h20 às 11h00: Painel 1 – “Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, missão e desafios”
CF João Bittencourt Cavalcanti – Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte

11h00 às 11h30: Coffee break

11h30 às 12h10: Painel 2 – “A estruturação do modelo de capacitação brasileiro, sua execução e o gerenciamento de sua parte presencial”
Prático Porthos Augusto de Lima Filho - Diretor Técnico do Conapra

12h10 às 12h50: Painel 3 – “Integração do uso de simuladores de manobra e experiência da praticagem para projeto de novos terminais e otimização de infraestrutura existente no Brasil”
Prof. Dr. Eduardo Aoun Tannuri – Professor Titular da Universidade de São Paulo

12h50 às 14h30: Almoço

14h30 às 15h10: Painel 4 – “Praticagem, meio ambiente e sinistralidade”
Prático Matusalém Gonçalves Pimenta - Prático da ZP-15

15h10 às 15h50: Painel 5 – “Plataforma logística internacional do Pará – Porto off-shore”
Prof. Dr. Hito Braga de Moraes – Universidade Federal do Pará

15h50 às 16h10: Coffee break

16h10 às 16h50: Painel 6 – “O Fator humano na navegação em águas restritas”
Prático Luiz Antônio Raymundo da Silva - Prático da ZP-15

0
0
0
s2smodern
powered by social2s