Quinta, 28 Março 2024

Durante a Conferência de Desenvolvimento Portuário da Vale, realizada no período de 6 a 8 de novembro, dentro da Expo Indústria Maranhão, na capital São Luís, foi discutido o avanço do setor portuário com a adaptação dos sistemas virtuais para facilitação dos trâmites do comércio exterior do País. Os painéis do evento tematizaram as inovações da Aduana e os ganhos com a implantação do sistema Porto sem Papel (PSP).

conferencia vale najla
Imagem da III Conferência de Desenvolvimento Portuário - Divulgação: Najla Buhatem Maluf

Leia também
* Blockchain na logística reversa inteligente
* Blockchain é agilidade e competitividade no comércio global

Aqui destaco os principais pontos de enriquecimento obtidos com a implantação de um sistema único de troca de informações, como meios de facilitação das etapas no comércio exterior brasileiro, tendo em vista a atracação, operação e desatracação do navio. O PSP, apesar de manter os mesmos procedimentos junto aos órgãos anuentes e às agências marítimas e armadores, foi incontestavelmente destacado durante o painel reflexivo da Conferência como um dos principais sucessos recentes relacionados ao setor portuário.

Virou clichê comentar sobre a quantidade de gargalos na logística marítima e portuária, além da exposição nos meios de comunicação sobre o excesso de burocracia e falta de clareza nos procedimentos. Ambos impactam pontualmente nos custos portuários, que junto à infraestrutura precária nos portos e nos modais de transporte, consistem em um dos grandes empecilhos para maior eficiência na logística brasileira.

Em contrapartida, reclama-se da interveniência desmedida de alguns órgãos nas atividades do setor, cada um requisitando os mesmos documentos e informações, gerando procrastinação desnecessária nos procedimentos portuários e do comércio exterior. Observando tais inconveniências, vislumbrou-se o projeto da Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República (SEP/PR) para a criação do PSP, seguindo as coordenadas da Organização Marítima Internacional.

O exitoso projeto, presente nos 34 portos públicos, visa reunir em um único portal todas as informações exigidas pelos órgãos intervenientes junto ao agente marítimo/armador: Autoridade Marítima, Autoridade Portuária, Anvisa, Polícia Federal, Ministério da Agricultura e Receita Federal. Uma matrix que controla estrategicamente a funcionalidade das operações rotineiras de movimentação de carga nos portos.

A janela única de acesso ao Documento Único Virtual (DUV) relocou todos os documentos em “papel” outrora utilizados, assegurando a sustentabilidade ambiental e menores custos. Todos os dados ficam acessíveis aos entes em uma só plataforma virtual de dados, o que contribuiu significativamente para a precisão, harmonização e um comando célere e proveitoso das ferramentas.

Os portais únicos presentes hoje na cadeia instrumental do comércio exterior só vieram para agregar. A discussão na Conferência da Vale deixou claro que o uso sensato dos dados no sistema para uma organização no setor só promove otimização dos investimentos públicos, além de diminuir despesas e melhorar o rendimento na logística.

A Conferência da Vale de Desenvolvimento Portuário foi realizada pela terceira vez e visa tratar dos temas vinculados ao setor e melhorias a serem realizadas na infraestrutura e logística do Brasil. É importante destacar que o TUP Ponta da Madeira, administrado pelo companhia, é o maior em movimentação de carga do País, operando no último ano cerca de 200 milhões de toneladas de minério de ferro, tornando o S11D o maior projeto da Vale.

Najla Buhatem Maluf é cientista política, advogada e especialista em Comércio Exterior e Direito Marítimo pela Maritime Law Academy

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome