Quinta, 16 Janeiro 2025

Notícias do dia

A operadora planeja fazer o aporte na compra de vagões plataforma para o transporte de carga conteinerizada. Para que o investimento se concretize, a MRS fará testes com um protótipo para atestar a sua viabilidade operacional no sistema cremalheira do porto de Santos. A ITRI Rodoferrovia em parceria com o Cragea (Suzano-SP) planeja investir R$ 4 milhões na compra de 10 vagões plataforma para transporte de contêineres. Em médio prazo, a meta da empresa é ainda mais agressiva, adquirir aproximadamente 40 vagões para atender seus projetos de modal shif (troca modal). As encomendas serão confirmadas à medida que a produtividade do Sistema Cremalheira do complexo santista esteja adaptado para atender o dobro da demanda atual de carga conteinerizada. Um protótipo do vagão, desenvolvido pela AmstedMaxion, será testado neste mês de março no trecho que liga Cubatão a São Paulo, operado pela MRS Logística, quem aprovará ou não a viabilidade operacional dos vagões no trecho. ?Se os testes aprovarem este modelo de vagão iremos utilizá-lo na Margem Direita do porto de Santos, onde já desenvolvemos com sucesso projetos de troca modal, que têm como meta a redução das emissões de CO2 através de projetos de distribuição física de cargas, com a participação da ferrovia, para uma logística sustentável?, adianta Washington Soares, diretor da ITRI.Os projetos de modal shift ou troca modal desenvolvidos pela ITRI, principal operadora rodoferroviária do porto de Santos, avaliam a possibilidade de trocar um modal com alta emissão de CO2 na atmosfera por outro que na atividade de transporte agrida menos o meio ambiente. A empresa já conseguiu através deste tipo de projeto reduzir em cerca de 90% das emissões em um mesmo trajeto e, com isso, vem atraindo o interesse de grandes companhias que investem em soluções logísticas para um transporte de cargas mais sustentável. Sobre a ITRI ? Rodoferrovia e ServiçosJornalistas interessados em fontes e/ou informações sobre operações ferroviárias, rodoviárias, intermodais, multimodais, modal shift, entre outras, relacionadas ao porto de Santos e outros importantes centros do comércio internacional brasileiro poderão contar com os profissionais da ITRI RODOFERROVIA para compor suas pautas, entrevistas ou até mesmo para consultar informações pertinentes aos setores de atuação da empresa.A ITRI RODOFERROVIA é uma empresa com mais de 15 anos, sediada no Centro Histórico de Santos, junto ao maior porto da América Latina, o porto de Santos, que atua como operadora rodoferroviária e está também habilitada como Operadora de Transporte Multimodal com reconhecimento deferido pela ANTT ? Agência Nacional de Transporte Terrestre. A empresa dispõe de um contrato de transporte com a MRS LOGÍSTICA para o fornecimento diário de 30 vagões no fluxo Santos-Suzano, e no curso inverso outros 30 vagões para atender à programação de cargas de diversos exportadores da Grande São Paulo.A ITRI possui exclusividade no uso de vagões protótipos do tipo (PDS/PDR) adaptados com travas de segurança, vagões que são específicos para o transporte de contêiner. Esta disponibilidade de ativos garante aos clientes o atendimento dos serviços de forma plena.

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Com a previsão de chegada da ferrovia até Itiquira em agosto, a Seara resolveu investir R$ 40 milhões na construção de um terminal graneleiro intermodal para o transbordo de soja, milho, sorgo e farelo destinados à exportação. A empresa América Latina Logística (ALL), responsável pela ferronorte, informou que o novo terminal irá atender aos produtores da região e terá capacidade estática de 100 mil toneladas. A movimentação estimada é de 2,5 milhões de toneladas ano.De acordo com o diretor de logística da Seara, Jorge Yoshii, o projeto é positivo, não só para a logística da empresa, mas para toda a região. “O terminal irá viabilizar o escoamento através do modal ferroviário, melhorando o resultado da operação e diminuindo o tráfego de caminhões para os principais portos de grãos do País – Santos, Paranaguá e São Francisco. Isto é, o terminal irá trazer competitividade a todos os produtores da região norte do MS e MT”, explica.Integrando a Malha Norte da ALL, o trecho ferroviário que chega em Itiquira faz parte do Projeto Rondonópolis, que irá ligar Alto Araguaia a Rondonópolis, ampliando em 260 quilômetros a extensão da malha ferroviária da empresa. O Projeto Rondonópolis soma investimentos totais da ALL de R$ 700 milhões.“A ALL aposta no crescimento da região Centro Oeste, viabilizado pelamelhoria da infraestrutura logística para ampliar sua movimentação de soja, milho, açúcar, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres e combustíveis”, revela Leonardo Azevedo, executivo da ALL.Neste sábado (19), às 9h, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), participa da solenidade de início das obras de construção do terminal de Itiquira. O evento contará com a presença do presidente da ALL, Paulo Basílio, responsável pela construção e administração da ferrovia no Estado e o presidente da Seara, Santo Zanin.Terminal de Itiquira – O terminal de Itiquira terá aproximadamente 6 km de extensão, com uma área de quase 70 hectares. A obra irá gerar 210 empregos, abrangendo a manutenção da via férrea, funcionamento do terminal, operadores e maquinistas. O novo trecho irá movimentar, após sua conclusão, o equivalente a 2,5 milhões de toneladas/ano de soja em grãos, óleo de soja, milho, álcool, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres frigorificados e derivados de petróleo, tudo circulando a uma velocidade de até 85 km/hora, em bitola larga, dentre sete pátios de cruzamento.As informações são da assessoria.

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São Paulo – As chuvas que atingem São Paulo na tarde de hoje (17) colocaram toda a cidade em estado de atenção. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da capital os bairros mais atingidos são Tremembé, Jaçanã, Vila Maria, Vila Medeiros, Tatuapé, Penha, Ermelino Matarazzo e São Miguel Paulista.

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Com referência às matérias publicadas em jornais na Baixada Santista sobre a demissão de funcionários em Cubatão, a Rhodia esclarece que cumpre rigorosamente o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 1995 com o Ministério Público e o Sindicato dos Empregados nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Cubatão, Santos e São Vicente.

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O Sindicato dos Radialistas de São Paulo realizou ontem (15) reunião com funcionários e demitidos da Rádio e TV Cultura, com o objetivo de discutir a resistência ao desmonte da emissora pública. Impedir a terceirização de atividades-fim é o próximo passo da luta, segundo sindicalista.

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