A comunidade de Santarém, no Pará, está preocupada com a regularização do porto local. Localizada em região privilegiada, a estrutura do Porto depende de obras de infraestutura, especialmente hidrovias, para atender à demanda graneleira do Centro-Oeste.
Mais dois navios de grande porte atracaram simultaneamente na Portonave: as embarcações Agios Dimitrios (de 299 metros de comprimento por 40 metros de largura) e o MSC Michaela (303 metros de comprimento por 40 metros de largura) ocuparam os berços um e dois do Terminal Portuário de Navegantes. A Portonave possui 900 metros de cais e três berços de atracação.
Parte das ações que estão sendo apresentadas para minimizar os problemas do excesso de caminhões em Santos deverá sair apenas depois que a maior parte da produção agrícola escoada pelo porto for embarcada. Algumas medidas anunciadas demandam ritos que costumam levar meses, como a desapropriação de áreas e licenciamento ambiental.
247 – A organização Avaaz – a mesma que reuniu mais de 1,6 milhão de assinaturas contra a eleição de Renan Calheiros à presidência do Senado – entregou simbolicamente a lideranças do PSC, na manhã desta quarta-feira 27, uma petição que pede a destituição do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. O abaixo-assinado já reuniu mais de 450 mil nomes na internet.
De acordo com Marcos Sawaya Jank, especialista em Agronegócio e Bioenergia, o caos na logística de produtos agrícolas vividos esse ano foi ilustrada na fila de 25 quilômetros de caminhões na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que esperaram 70 horas para descarregar no Porto de Santos: “Nos últimos 12 anos a safra brasileira de grãos dobrou de tamanho, enquanto a logística praticamente nada mudou. Enquanto no Brasil o principal modal é o caminhão rodando milhares de quilômetros em estradas esburacadas (55% da distribuição de grãos), nos EUA, nosso maior concorrente, hidrovias construídas há mais de 80 anos nos Rios Mississippi, Missouri e outros respondem por 60% do transporte de grãos”.