Em menos de uma semana, dois navios foram invadidos por piratas no Porto de Belém. A primeira invasão foi na madrugada de quarta-feira (1º) para quinta-feira; e o segundo incidente foi na madrugada de domingo (5). A ação dos criminosos não conseguiu ser abortada.
O Brasil ainda usa pouco o potencial de seus rios para o transporte de cargas, principalmente. Em São Paulo, a Hidrovia Tietê-Paraná, nos próximos meses, pode expandir em 200 quilômetros, segundo informações da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).
É de extrema felicidade a imagem clicada pelo fotógrafo Edson de Lima Lucas e enviada à redação de PortoGente pelo colunista Laire Giraud. Nela, o simpático MSC Orchestra é retratado em uma manhã do início deste ano com os famosos Pão de Açúcar e Corcovado ao fundo.
A partir desta quarta-feira, dia 1º de dezembro, a Libra Terminais Santos, um dos principais empreendimentos portuários da costa brasileira, passa a aplicar novas tarifas para a retirada de contêineres cheios que não sejam resgatados até 24 horas após a descarga no terminal. A tarifa vale para contêineres que terão como destino qualquer terminal retroalfandegado localizado em Santos, no litoral paulista. O valor diário estipulado pela Libra neste caso é de R$ 462,91 para contêineres de 20 pés e de R$ 597,15 para contêineres de 40 pés.
O portuário Rodrigo Alessandro Ferreira, o Ferreirinha, lá de Itajaí (Santa Catarina), também deu o seu pitaco na polêmica sobre a necessidade da Portonave, terminal de Navegantes (que fica na margem direita do Rio Itajaí-Açu), seguir as obrigações legais como a de movimentar preponderantemente carga própria e utilizar mão de obra do sistema (ou seja, do Órgão Gestor de Mão de Obra, Ogmo).