O Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou nota oficial para explicar a interdição do Salão de Desembarque de pescado do Terminal Pesqueiro Público de Santos, no litoral de São Paulo.
O governo federal pretende entre janeiro e fevereiro de 2014 levar a leilão as 11 instalações portuárias previstas para arrendamento no Porto de Santos. Com isso, procura cumprir, em caráter de urgência, o que estabelece a Lei nº 12.815/13, a nova Lei dos Portos. Para tanto, já está de posse de estudos de viabilidade econômica e técnica, além de outras análises que incluem os impactos ambientais que podem advir da entrada em operação desses empreendimentos. Se tudo vai se dar como o governo planeja é que não se sabe.
Como reverter a triste situação nacional onde a sociedade tem menos direitos do que as empresas? Como criar um sistema tal para que brasileiros e brasileiras não se sintam desprotegidos e sejam respeitados como merecem?
O engenheiro Paulo Ferraz, e especialista em transporte ferroviário de longa data, em conversa com o Portogente, lamentou as novas vítimas fatais dos trens e trilhos da América Latina Logística (ALL). Mas por trás dessa tragédia tem muito mais. Com a palavra, o senhor Ferraz: “Além das lamentáveis perdas ocorridas de empregados por acidentes de trabalho (maquinistas, manobradores, mecânicos) os relatórios da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam, anualmente, muitos acidentes de gravidade A (de maiores consequências) com dezenas de vítimas da concessionária.”