Quinta, 02 Mai 2024

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), do Senado, discute a viabilidade da implantação definitiva da chamada Rota Bioceânica, para interligar o Oceano Atlântico ao Pacífico e facilitar o escoamento da produção brasileira para a China.

Segundo o senado Ruben Figueiró (PSDB/MG), a rota que une o Pacífico ao Atlântico - do porto brasileiro de Santos aos portos de Arica e Iquique (no Chile) e de Matarani e Ilo (no Peru), passando pela Bolívia - esbarra em gargalos que obstruem seu pleno funcionamento. Um dos problemas, explica, é a falta de integração e cooperação entre os países envolvidos, de forma a tornar mais simples e atrativas as viagens. “Com a conclusão e conexão desse corredor ao sistema de transportes já existente, a redução dos custos para os produtores do Centro-Oeste poderia se tornar realidade, estimulando nossa economia e gerando emprego e renda”, aponta.

O parlamentar observa que, em comparação com a saída por portos localizados no Oceano Atlântico, a navegação até a Ásia poderia ser reduzida em quase 8 mil quilômetros. A conclusão da conexão desse corredor também reduziria os custos para os produtores de países vizinhos como Argentina e Paraguai.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto