Terça, 21 Mai 2024

Dia a Dia

Uma aceleração do aumento do nível médio do mar nas últimas décadas, com ondas maiores e aumento da frequência de tempestades. Essas foram as principais constatações de um extenso levantamento de dados das marés em 13 em localidades da costa brasileira, realizado pelo professor Paolo Alfredini, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHD), da Escola Politécnica (Poli) da USP. O estudo também identificou os impactos desses fenômenos sobre as estruturas portuárias, costeiras e estuarinas. Entre os principais estão a redução de borda livre de cais (espaço entre o piso do cais e a superfície da água), aumento de inundações em pátios e vias portuárias, e aumento das dragagens.

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Como a tecnologia digital permite que as empresas junte mais dados sobre o potencial consumidor, elas podem ter o poder de usar essa informação para dar diferentes preços para diversos compradores ou atrair vários fregueses para ofertas diferenciadas.

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O que vai ser deliberado na reunião do Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no próximo dia 6, é uma proposta de negociação da dívida da Libra com a companhia. Todavia, ninguém, até agora, pelo que consta, pediu a apuração, por perito judicial, do montante real do valor da dívida da Libra, que não deve ser pequeno. Mostrando que tem dinheiro, o terminal já anuncia que irá investir R$ 800 milhões no Porto de Santos. Acertou quem disse que esse investimento faz parte do jogo mirabolante da negociação da dívida e não põe o dinheiro devido no caixa da Autoridade Portuária.

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Os corredores de Brasília, mais precisamente os da Secretaria de Portos da Presidência da República, ficaram mudos nesta terça-feira (30/9). O motivo é o acerto final para a assinatura de acordo livrando o Grupo Libra Terminais de pagar o que realmente deve aos cofres públicos do Porto de Santos (litoral paulista). Ventila-se que tal crime será sacramentado no dia 6 de outubro. A pergunta que se faz é se a presidente Dilma Rousseff está preparada para ver mais um escândalo vir à tona no seu governo, depois o que envolveu a compra duvidosa de uma refinaria estadunidense, Pasadena, pela Petrobras.

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Mais um avanço da vida digital sensível ao cidadão, o sistema e-gate da Polícia Federal nos aeroportos para controle dos passageiros brasileiros em voos internacionais, pode reduzir de três minutos para 30 segundos o tempo de checagem. Considerando o acúmulo dessa redução de 2,5 minutos por passageiro nas filas de embarque e desembarque, e o gargalo que elas representam hoje; a precisão com que se faz a triagem em duas etapas - por número do documento e pela foto digital - esse sistema, ainda em fase de teste, vai reduzir um impacto muito negativo nas áreas de embarque e desembarque. Como já acontece com o check-in.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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