Segunda, 27 Mai 2024

A iniciativa Aterro Zero foi reconhecida na categoria Iniciativa Ambiental, do SEAL Business Sustainability Awards 2024

A DP World, líder global em soluções de supply chain, foi premiada em duas categorias na edição de 2024 do SEAL Business Sustainability Awards, que homenageia as melhores iniacitivas em liderança, inovação e compromisso com práticas comerciais sustentáveis.

do world                                                                                             Foto: Divulgação

Reconhecido na categoria de Iniciativas Ambientais, o programa Aterro Zero, implementado no terminal multipropósito da companhia instalado no Porto de Santos, reaproveita todos os resíduos gerados no terminal e transforma os não-reciclavéis em energia sustentável para atividades já existentes da indústria, evitando a destinação para aterros sanitários.

Desde 2022, resíduos como varrição de celulose e pátio, papeis de banheiros, materiais orgânicos, entre outros, são transformados em combustível para fornos de cimento, a partir de uma tecnologia de reaproveitamento energético batizada de CDRU (Combustível Derivado de Resíduos Sólidos Urbanos). Com a implmentação do programa, o complexo da DP World em Santos tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil a reaproveitar 100% dos resíduos gerados.

“É muito gratificante receber um reconhecimento internacional pelo Aterro Zero, que nasceu no Brasil e tem grande importância para a DP World. O programa é mais um esforço da companhia em busca de operações mais sustentáveis, por meio da correta destinação dos resíduos e matérias-primas e, consequentemente, contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa”, destaca Fabio Siccherino, CEO da DP World no Brasil.

A companhia também foi premiada na categoria Inovação Sustentável com o BOXBAY, um sistema automatizado de armazenamento de contêineres seguro, ecologicamente correto e de alta capacidade. A DP World desenvolveu o BOXBAY em uma joint venture com especialistas em engenharia industrial do grupo alemão SMS, como uma solução para alguns dos principais desafios na logística portuária de contêineres, combinando maior eficiência com metas ambientais.

Testado no porto de Jebel Ali, em Dubai, a enorme estrutura de aço funciona como uma estante para contêineres. Além de reduzir o espaço necessário no pátio em 60%, o sistema elimina os movimentos improdutivos de reorganização observados nos sistemas de armazenamento convencionais. Com a automação, o tempo de transbordo das operações no cais pode ser reduzido em até 20%, enquanto o uso de energia solar gerada por painéis fotovoltaicos no telhado da estrutura e a regeneração de energia quando os contêineres são baixados também significam que ela pode funcionar de forma neutra em CO2.

“Estamos honrados com os reconhecimentos no SEAL Awards deste ano. Ganhar o Prêmio Iniciativas Ambientais pelo nosso trabalho na DP World Santos no Brasil, onde alcançamos o reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados no porto, reforça o compromisso da DP World com a gestão responsável de seus resíduos através da adoção de princípios de economia circular e design inteligente. Além disso, a conquista do Prêmio de Inovação Sustentável pela nossa tecnologia BOXBAY é uma prova da nossa dedicação em revolucionar a logística portuária de contêineres para maior eficiência e sustentabilidade”, afirma Maha AlQattan, Chief Sustainability Officer da DP World.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome