Mais um avanço da vida digital sensível ao cidadão, o sistema e-gate da Polícia Federal nos aeroportos para controle dos passageiros brasileiros em voos internacionais, pode reduzir de três minutos para 30 segundos o tempo de checagem. Considerando o acúmulo dessa redução de 2,5 minutos por passageiro nas filas de embarque e desembarque, e o gargalo que elas representam hoje; a precisão com que se faz a triagem em duas etapas - por número do documento e pela foto digital - esse sistema, ainda em fase de teste, vai reduzir um impacto muito negativo nas áreas de embarque e desembarque. Como já acontece com o check-in.
Com voos mais velozes, maior número de rotas e segurança cada vez melhor, a aviação vem aumentando o seu papel no sistema de transporte mundial, impulsionada por aviões de maior porte, com motores de baixo consumo, e consequente barateamento das tarifas. O crescimento que ocorre no número de passageiros de avião amplia o papel do aeroporto no âmbito da infra-estrutura aeroportuária.
Haverá muito mais cidades com aeroportos, onde as pessoas partem e chegam como nos filmes de viagens interplanetárias, com fluidez e facilidades típicas da vida digital. Esse ganho de qualidade de vida resulta da conectividade e tecnologia.