Sábado, 30 Novembro 2024

Dia a Dia

O Brasil despertou para os portos. Depois de um sono profundo parece que estamos a caminho de obras modernizadoras nos nossos portos. Todos observam que tais medidas são para disputarmos em “pé de igualdade” com os portos do mundo, principalmente os da Europa, que alcançaram a excelência em modernidade. Pelo menos por enquanto. Só que, lembrando aquela história do jogador Garrincha, avisaram aos portos europeus dessa nossa jogada?

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Mais notícias boas portuárias vêm do Sul. É boa a propaganda que o governo do estado do Paraná faz das suas ações no setor portuário. Especificamente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), que tem à frente o irmão do governador Roberto Requião, Eduardo Requião

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Para o setor portuário é uma boa notícia o  presidente Luis Inácio Lula da Silva ter assinado, no último dia do ano de 2007, medida provisória que prorroga até dezembro de 2010 o Regime Tributário para Incentivo à Modernização e Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto). A medida provisória que tinha instituído o Reporto perdia validade em 31 de dezembro.

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“A atuação das Companhias Docas na Administração dos Portos organizados do País não tem atendido às novas exigências impostas pelas transformações observadas no transporte marítimo e pela crescente participação do setor produtivo brasileiro no comércio internacional. Na verdade, preservando vícios do passado, sua atuação tem se caracterizado por problemas de gestão e pela politização da administração portuária, pelo volume de investimento insuficiente para fazer face à rápida expansão do comércio exterior e pela ausência de planejamento”.

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Uma nova central sindical foi criada no Brasil. É a Central de Trabalhadores do Brasil (CTB). E ela nasce com vários nomes do mundo sindical portuário. Só a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aqüaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) vai ocupar cinco diretorias da CTB, que tem 37 integrantes.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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