O Terminal de Vila Velha (TVV), em Vitória (ES), anunciou, nesta semana, a chegada de seu terceiro portêiner. O equipamento, made in China, deverá chegar entre os dias 10 e 20 de outubro.

O portêiner virá no navio Zen Hua 22, que fará uma operação programada, exclusivamente de atracação e descarga do novo equipamento para o Terminal. De acordo com Robinson Ferraz, supervisor de Planejamento de Operações do TVV, o equipamento faz parte dos investimentos em andamento no terminal e “irá melhorar, ainda mais, o atendimento aos nossos clientes”.

Serão realizadas alterações no trânsito e na baía de Vitória, iguais aos de 2001 para o recebimento dois primeiros portêineres. No dia da entrada do navio transportando o equipamento, a Ponte Deputado Darcy Castelo de Mendonça, mais conhecida pelos capixabas como Terceira Ponte, será paralisada no momento da passagem da embarcação. Outra alteração é quanto à movimentação de navios na baía de Vitória, que poderá sofrer atrasos nas atracações.

Segundo Ferraz, a meta do TVV é realizar a operação “o mais rápido possível de forma a minimizar os possíveis atrasos e desvios em suas operações normais”.

O novo portêiner, fabricado pela empresa chinesa ZPMC, pesa cerca de mil toneladas e seu custo é de US$ 6,5 milhões. Quando parqueado (estacionado) e com a lança levantada, sua altura é de 84 metros. A utilização de mais um portêiner – um dos mais modernos – no TVV foi autorizada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e pelo Conselho Estadual de Cultura. O equipamento vai operar nos berços 203 e 204, em Capuaba.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website