Segunda, 18 Novembro 2024

Dia a Dia

Um termo aditivo ao contrato com a empresa Rumo Logística e a Secretaria de Portos (SEP) permitirá investimento de R$ 308 milhões por parte da empresa até 2018. Estimativa de crescimento do setor portuário brasileiro é de 103% entre 2015 e 2042. O período leva em conta os processos de concessão e o tempo de renovação dos arrendamentos, que é de 25 anos. A projeção de investimentos é de R$ 51,28 bilhões, entre portos públicos e privados.

Leia também
Porto de Natal na rota comercial dos Estados Unidos 
Arco Norte e o bom futuro logístico

Por isso, o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Helder Barbalho, diz, em alto e bom som: “A palavra crise é proibida no setor.” Ele avalia que a crise econômica está distante dos portos nacionais. Nesse sentido, Barbalho destaca que a SEP vem recebendo, inclusive, muitos investidores estrangeiros interessados no Brasil.

Barbalho italianosO ministro Helder Barbalho durante apresentação a investidores italianos, sobre o tema Portos, no Ministério do Planejamento. Foto: Ed Ferreira/SEP

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou processo para aprimorar a minuta de resolução sobre instruções complementares ao regulamento do transporte terrestre de produtos perigosos. A nova norma revogará a Resolução nº 420/2004. O período para envio das contribuições será das 14h do dia 14/3 até as 18h do dia 15/4/2016. As sugestões deverão ser encaminhadas à agência devidamente identificadas e no idioma português, de forma concisa e objetiva, por meio eletrônico, pessoalmente ou por via postal, protocoladas na agência reguladora.

Portogente já se debruçou nesse assunto tão espinhoso para alguns, normalmente para os transportadores, e perigoso para a sociedade brasileira. O fato é que não temos ideia do que é transportado, e em quais condições, nas estradas brasileiras. Já passou da hora, portanto, da agência reguladora de fato regular e exigir regras e normas para a circulação de carga perigosa, que disputa espaço, lado a lado, com o transporte de passageiros.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Em 90 dias, o Projeto Pará 2030 será finalizado. Trata-se de um planejamento estratégico que o Estado vem concebendo desde meados do ano passado. A iniciativa tem forte participação da sociedade, pois já foram ouvidas mais de 150 instituições e entidades, como as universidades, setor produtivo, diversos setores de governo, órgãos de pesquisa e fomento etc.. “Existe um planejamento para a Região de Integração do Tapajós que compreende a construção de cerca de 15 terminais portuários, sete hidrelétricas, uma ferrovia e a duplicação e asfaltamento da BR-163. E tudo isso até o ano de 2020’’, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
A indústria brasileira tem uma grande necessidade de buscar novos mercados consumidores fora do Brasil, o que só será possível com a assinatura de acordos comerciais. A avaliação foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abijaodi, em entrevista à Agência CNI de Notícias. Segundo ele, a negociação de tratados de livre comércio permitirá que as empresas acessem tecnologia e inovação no exterior, aperfeiçoem seus produtos, reduzam custos e aumentem a produção interna.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Nesta semana, na CES2016, a famosa feira anual de tecnologia de Las Vegas (EUA), foi lançada pela Netamo uma câmera de segurança inteligente para uso em portas externas. Ela identifica objetos como pessoas, animais e veículos.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!