Quinta, 28 Novembro 2024

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) já anunciou que espera para 2016 um superávit comercial entre US$ 45 bilhões e US$ 50 bilhões, "o maior de todos os tempos", superando o recorde até o momento, que foi apurado em 2006, de US$ 46 bilhões. Mas quem é do ramo não se entusiasma com essas previsões porque sabe que o fundamental não é o superávit comercial que se pode obter, mas o volume da corrente de comércio, ou seja, o somatório de exportações e importações. As considerações são de Milton Lourenço,presidente da Fiorde Logística Internacional.

Segundo ele, todo governo, ao elaborar sua política de comércio exterior, tem como objetivo primordial criar condições para que as exportações do país sejam elevadas, cuja consequência natural é gerar superávit na balança comercial. "Com as exportações em ritmo crescente, crescem também as importações não só por conta da compra de matérias-primas como de equipamentos para a renovação e expansão do parque industrial, gerando atividade econômica e empregos. Em outras palavras: obter superávit comercial é importante, mas superávit é efeito, e não causa."

E prossegue: "Quem acompanha a movimentação do comércio exterior brasileiro sabe que, pelo menos desde 2008, as exportações de produtos manufaturados perderam competitividade e estão praticamente estagnadas, além de concentradas em países do Mercosul, especialmente Argentina e Venezuela. Por isso, é preciso saber como conduzir as negociações que buscam a flexibilização do Mercosul, ou seja, a revogação da cláusula que determina que os países-membros negociem “de forma conjunta acordos de natureza comercial com terceiros países ou blocos de países extra-zona nos quais se outorguem preferências tarifárias"."

Para Lourenço, o Mercosul tem impedido o Brasil de negociar sozinho outros acordos comerciais bilaterais, o que tem representado um isolamento comercial.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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