Não é nada boa a situação dos empresários e dos motoristas que escoam cargas rumo ao Porto de Santos por meio da Via Anchieta. Tudo por conta das dificuldades logísticas que a rodovia apresenta. Estreita e com apenas duas pistas, ela é usada tanto por caminhões quanto por ônibus e veículos de passeio. Os números provam que a situação está difícil e já passou da hora de se resolver o imbróglio.
Os recém publicados artigos da coluna Transporte Modal a respeito da concepção de terminais de contêineres são verdadeiras aulas de como formatar a operação de um empreendimento deste tipo. Os textos são escritos pelo colunista e engenheiro do Laboratório de Transportes e Logística no convênio da Secretaria de Portos (SEP) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silvio dos Santos.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, apresentou dados sobre a malha ferroviária brasileira de deixar qualquer um de boca aberta. Segundo ele, o Brasil tem hoje 28 mil quilômetros de ferrovia, grande parte dela está subutilizada. Ele apresenta os números da vergonha: 9 mil km sem uso e em outros 10 mil km só passa um trem por dia.
Aviso os navegantes: todos os exportadores do Brasil têm somente até o próximo dia 11 de janeiro para se adaptar e começar a utilizar o Novoex, uma versão mais moderna do Siscomex. A atual versão desse sistema só ficará no ar até esta data, quando será desligado, conforme exige a Portaria 29 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A indicação do prefeito de Sobral (Ceará), Leônidas Cristino, para a Secretaria de Portos vem animando os internautas do PortoGente a darem sua opinião sobre o nome escolhido pelo PSB, substituindo o ministro Pedro Brito.