Sábado, 27 Abril 2024

A nossa internauta Hilda Rebello, em comentário na Gazeta “Que Maricá estão construindo?”, faz uma comparação bem interessante que destacamos a seguir:

“A situação de Maricá em muito se parece com o caso da construção de um estaleiro em Biguaçu (Santa Catarina), pelo Grupo OSX (do Sr. Eike Batista), que prometia a geração de empregos, alegando que o impacto ambiental não seria tão significativo e que os benefícios econômicos superariam o prejuízo ambiental. Graças à mobilização dos movimentos populares realizados por vários segmentos da sociedade, o projeto não foi adiante. Não fossem os movimentos, grande parte das maravilhas naturais e históricas teria sido destruída ou parcialmente afetada! Que o povo de Maricá tenha o mesmo empenho em salvar sua comunidade da ganância dos tubarões e obtenha o mesmo êxito de Biguaçu com seus movimentos!”

Já o nosso assíduo internauta Roberto Portomelhor faz outra observação, também pertinente ao projeto trilionário que a DTA Engenharia quer implantar num paraíso natural na Ponta Negra, no município de Maricá, no Rio de Janeiro. Diz ele:

“A questão sobre Maricá é se não há outra solução para atender sobejamente às demandas dos fluxos do pré-sal para um porto redimensionando estruturas existentes, com menos investimentos e sem matar a natureza. A Petrobrás não pode ser um agente do canibalismo pelo lucro a qualquer preço. Esquisito que a empresa seja parceira de programas de preservação ambiental e por outro lado patrocine, ou finge que não vê, que seu produto ameace essa natureza que ela diz defender”.

Roberto Portomelhor refere-se ao Projeto Petrobrás Ambiental em defesa da biodiversidade marinha. A bióloga Leandra Gonçalves, do Greenpeace Brasil, já declarou que no local onde querem implantar um megaporto para o pré-sal, em Maricá, é passagem de vários tipos de baleia, como a Jubarte, Franca e Orca, entre outras espécies de vida marinha.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto