Dilma acredita que pode enfrentar a concorrência de produtos estrangeiros com portos brasileiros ineficientes. E não tem feito quase nada para reverter a paralisia das administrações portuárias. Durante 2011, a presidenta recebeu em seu gabinete apenas duas vezes o secretário de Portos, Leônidas Cristino.
* 2011 fecha sem grandes ações do ministro Leônidas Cristino nos portos
A perspectiva da economia mundial em 2012 é de queda nos preços das commodities, causada principalmente pela desaceleração econômica da China e nas economias avançadas. Nossos portos têm padrão para enfrentar essa crise? A Cosan cogita ter desperdiçado 20 mil toneladas de açúcar, equivalente a carga de um navio pequeno, dos 8 milhões movimentados durante o ano no Porto de Santos, o mais bem aparelhado do Brasil.
Os investimentos do PAC necessários para melhorar a infraestrutura portuária são feitos com não poucos rumores, baixa qualidade de obras e muitas denúncias no Ministério Público. Bem diferente do que se deslumbra no andar da carruagem dos portos chineses.
Alguém duvida que os Estados Unidos e Europa irão fazer conluio predatório para enfrentar a China? Quem pensa que o Brasil, com seus portos bagunçados, tem bala suficiente para enfrentar e sair bem dessa batalha também deve achar que porto é um lugar onde a carga é simplesmente transferida do navio para o transporte terrestre e vice-versa. Ledo engano.
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