Sábado, 30 Novembro 2024

Dia a Dia

A dragagem de aprofundamento realizada no trecho chamado de Superporto do Porto de Rio Grande, no extremo sul do Brasil, apresenta os primeiros resultados positivos. O porto gaúcho registrou no último domingo (06) o maior volume de carga já operado em um único navio graneleiro, com 64.073.420 toneladas de soja embarcadas no navio Apostolos D.

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Apesar de dispor do Oceano Atlântico, uma via expressa pronta e de grande capacidade, a cabotagem no Brasil sofre com a falta de portos adequadamente estruturados e com limitações em sua frota de embarcações. Os custos do combustível e de construção de embarcações estão no cerne dos debates que buscam desenvolver essa importante atividade no País.

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Os estudos que o Ipea está lançado durante esses dias tentam fazer uma radiografia apurada dos setores de infraestrutura do País. Os portos, segundo o instituto, estão ruins em eficiência, e as ferrovias não ficam atrás. Os dois setores estão ruins de forma igual.

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O estudo Portos brasileiros: diagnóstico, políticas e perspectivas, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), lista vários problemas dos principais portos brasileiros. Um dos itens que chama atenção é o tópico sobre gargalos logísticos. O coordenador de Desenvolvimento Urbano do Ipea e um dos autores do estudo, Bolívar Pego, apresentou nove itens considerados os mais problemáticos.

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa de Mobilização da Industria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), e demais órgãos envolvidos com a atividade offshore estão desenvolvendo estudos para determinar a quantidade de equipamentos necessários para atender à demanda do Plano de Negócios 2009-2013 da Petrobras. Parte desses dados já está disponível no Portal de Oportunidades da Cadeia de Suprimentos do Prominp. Os levantamentos restantes deverão dar subsídio para o BNDES calcular a quantidade de recursos que colocará no mercado para aumentar a capacidade fabril ligada à indústria naval.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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