Elogiado pela excelente localização geográfica, o Porto do Itaqui, no Maranhão, conta com berços com até 19 metros de profundidade. No entanto, da área do cais em direção a terra, o porto maranhense apresenta muitos problemas. Indicado no final de 2010 por Roseana Sarney, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, tem grande experiência na área de operação de grãos, mas não conseguiu adequar a movimentação de cargas que o mercado atual exige.
Foto: MaranhaoMaravilha.blogspot
Porto maranhense em estado crítico para garantir operações mais rápidas e ágeis
Antes de sair da presidência da mineradora Vale - empresa que utiliza em peso as instalações do porto maranhense -, Roger Agnelli sentenciou que as condições de Itaqui são críticas. "As filas são grandes e constantes. Ele tem que ser ampliado”.
As autoridades apontam a construção do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) como saída para melhorar esse cenário crítico.
No entanto, apesar de a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) ter aprovado o edital de licitação para implantação do Tegram no final do último mês de abril, a expectativa é que o empreendimento só entre em funcionamento em 2013 - isso se não houver atrasos no cronograma de obras, fato que tem sido recorrente nas construções portuárias do País. Até lá, as filas permanecerão.