Quinta, 25 Abril 2024

 Foto: Rodrigo Leal/Appa
O professor de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo (USP), Rui Botter, o engenheiro Geert Jan Prange [foto] e o especialista Newton Pereira estão preocupados com a água de lastro utilizada nos navios que saem do Japão. Para eles, a comunidade marítima internacional deveria criar uma zona de exclusão para a coleta dessa água até que seja controlado o despejo de material radioativo no mar nipônico.

 

* Sobre o lastro de navios - Portopédia
* Norma da Autoridade Marítima para o Gerenciamento da Água de Lastro de Navios

 

Eles chamam atenção para o problema, que começou em 11 de março último, quando a Usina Nuclear de Fukushima foi atingida por um terremoto seguido de um tsunami. Na época, houve divisão de material atômico nos núcleos dos reatores danificados e o surgimento do iodo radioativo. Este, por sua vez, foi despejado no mar entre as manobras de resfriamento da usina. O problema é que muitos dos navios que saem do Japão precisam coletar água de lastro após a operação de descarga.

 

 

Por causa da quantidade de água radioativa lançada ao mar depois do acidente com a usina, há risco de os navios a captarem e a levarem para outros continentes. “Os navios em viagem internacionais devem trocar no meio do oceano a água de lastro coletada nos portos de origem, mas nem todos cumprem esse procedimento e caso a embarcação que saiu do Japão não tenha trocado a água de lastro, pode levar elementos radioativos para localidades como o Porto de Santos”, destaca o artigo. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto