Preocupados com a segurança da navegação e com o meio ambiente, a praticagem do Espírito Santo envia, neste final de semana, quatro profissionais para o Maranhão. É que no domingo o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), localizado na Baía de São Marcos, recebe o supergraneleiro da Vale, o Vale Brasil, da classe Valemax. O navio, que tem capacidade para 400 mil toneladas, fará a ligação Brasil-China. A informação quem nos traz é a jornalista Andréa Margon.
Segundo o segundo secretário executivo da Praticagem do Espírito Santo, Gilson Victorino, os quatro práticos acompanharão as manobras. “Dois vão acompanhar a atracação e os outros dois, a saída da embarcação”. Os práticos do estado já fizeram treinamento referente a esse novo navio em simuladores.
A preocupação da Praticagem Espírito Santo frente a esse meganavio deve-se ao fato de eles passarem a atracar no Porto de Tubarão, em Vitória (ES), já em 2012.
A Vale terá 35 supergraneleiros até 2013, dos quais sete foram encomendados ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coréia do Sul, a um custo de US$ 748 milhões; outros 12 navios foram encomendados ao estaleiro Rongsheng Shipbuilding and Heavy Industries, na China, orçados em US$ 1,6 bilhão; e mais 16 Valemax farão parte da frota, construídos por outras empresas para operação exclusiva com a Vale em contratos de longo prazo.