Estudos realizados por especialistas da Universidade de São Paulo (USP) apontam que, em 2024, o Porto de Santos estará movimentando entre 195 e 229 milhões de toneladas de cargas, o que para a atual infraestrutura viária e portuária equivaleria ao caos total. Essa é a opinião do presidente da Fiorde Logística Internacional, Milton Lourenço. Segundo ele, uma das alternativas para escapar desse desenlace seria aumentar a participação das ferrovias no transporte de cargas de 18%, segundo dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para 60%, o que se afigura desde já uma meta impossível. Se em 20 anos essa participação chegar a 35%, já será muito.
O Fundo da Marinha Mercante (FMM), gerenciado pelo Ministério dos Transportes, financiou mais um navio petroleiro. Intitulado como José do Patrocínio, ele foi entregue pelo estaleiro Atlântico Sul, no dia 8 de dezembro último, em Pernambuco. Em data ainda não definida, o petroleiro partirá para sua viagem inaugural. Nesta terça-feira (15/12) serão apreciados projetos de construção de embarcações e estaleiros para concessão de prioridade para financiamento por agentes financeiros do fundo.
Haverá um dia em que o espaço estará congestionado como as avenidas de hoje? Se a resposta é incerta, com certeza o céu mais baixo do que o do avião não pertence mais apenas aos passarinhos. É o que mostra o projeto da polícia japonesa de montar esquadrão de drones, Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) e controlados a distância, para patrulhar o espaço em torno de edifícios públicos, como o de gabinetes de autoridades que pode ser alvo de VANTs suspeitos.
Uma retrospectiva do ano de 2015 para o setor de carne bovina brasileira pode ser resumida por meio de conquistas e avanços na reabertura do mercado mundial para o produto nacional. Dentre as boas notícias, duas das grandes prioridades estratégicas para o setor foram alcançadas: a Final Rule para os Estados Unidos e o início dos embarques para a China. Também reabriram seus mercados, com a suspensão dos embargos – ainda em função do caso atípico de BSE em 2012 -, para a carne brasileira, a Arábia Saudita, Iraque, África do Sul e Japão.
Para celebrar o fato de ser a primeira vez, na história da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a diretoria da Autoridade Portuária ser formada totalmente por engenheiros, o presidente José Alex Botelho de Oliva recebe em café da manhã os engenheiros da empresa para comemorar o dia da categria - 11 de dezembro. Como destaque ao trabalho dos engenheiros no Porto de Santos, será homenageado o primeiro presidente da companhia, Sérgio da Costa Matte.