Em 13 anos, desde 2000, as exportações mundiais tiveram um salto fenomenal, passando de US$ 6 trilhões para US$ 20 trilhões e a tendência, segundo o professor Mauro Lourenço Dias, professor de pós-graduação em Transportes e Logística no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é que continuem subindo, como consequência da formação de grandes blocos comerciais. “O Brasil também se aproveitou muito desse crescimento. Tanto que nesse período as exportações brasileiras, que eram de US$ 55 bilhões, passaram para US$ 200 bilhões”, observa.
O vídeo abaixo, de passageiro mostrando tripulação de navio da MSC Cruzeiros descartando lixo no mar brasileiro, e o artigo do jornalista Carlos Pimentel fizeram com que a MSC Cruzeiros enviasse nota oficial ao Portogente sobre o acontecido. Acreditamos que a melhor democracia é aquela que nos faz pensar livremente, por isso, reproduzimos, a seguir, a posição da empresa de cruzeiros marítimos. Aos internautas cabe levantar todos os fatos, pensar, pensar e tomar as suas próprias conclusões.
O calor brasileiro foi imortalizado na música de Jorge Ben Jor, País tropical, já lá pelos idos da década de 1970. Nos últimos dias, porém, os termômetros alcançaram calor absurdo de sensação térmica entre 50 graus e 55 graus em várias cidades do País, inclusive na região Sul. Todavia, aqui ainda ter um sistema de refrigeração de ar residencial é privilégio, ou motivo de vários sacrifícios para se adquirir um aparelho de ar-condicionado.
Desde que “nasceu” sob a égide do privilégio, Portogente é incansável em mostrar que a Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP) é uma das grandes aberrações políticas dos últimos tempos. Foi um grand finale do ex-ministro Leônidas Cristino, antes de se retirar da Secretaria de Portos (SEP) para se engajar na campanha presidencial do PSB. Com a assinatura de Cristino, a EBP foi criada para a nova lei dos portos (12.587) – ou deveríamos dizer que o novo marco portuário do País foi criado para a EBP?
Alguém sabe dizer como está o projeto do superporto de águas profundas do Espírito Santo? Vai ser implantado? Quando? Como? O estudo da DTA Engenharia, encomendado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) para apontar o local para a construção do porto de águas profundas, já está pronto e mostrou a viabilidade de uma região em Vila Velha.