Terça, 26 Novembro 2024

O Brasil vive momento depressivos e de tensões várias, algumas delas reais e tantas outras imaginárias. Recentemente, por exemplo, em artigo na imprensa paulista, o empresário Benjamin Steinbruch, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), criticou a política de juros altos que vem sendo adotada no Brasil e afirma que o País está na contramão do mundo. “O Brasil vem aumentando a taxa básica de juros desde abril do ano passado. Nesse período, a nossa conhecida Selic passou de 7,25% para 11%, nível atual”, criticou.

O objetivo da política – de conter a inflação - era “nobre”, segundo Benjamin. Porém, “para nossa decepção, o efeito esperado dessa política praticamente não se deu. Enquanto isso, o efeito colateral se apresenta em cheio, colaborando para esfriar a economia e colocá-la no caminho da recessão”.

O empresário também alerta para a preocupante situação da indústria e que um ambiente recessivo se espalha praticamente por todas as regiões e todos os setores. No caso do setor automobilístico, por exemplo, o mês de maio registrou queda de produção de 18%, em relação ao mesmo mês do ano passado, trazendo como consequência, diminuição do ritmo de trabalho, interrupção na linhas de montagem e demissões.

Steinbruch comenta que é comum, entre os analistas, apontarem como causa para esse cenário a falta de confiança do setor empresarial. Porém, segundo ele, há outros fatores. “É óbvio que estou falando da falta de crédito e dos juros. Não dá para explicar a ninguém por que, num momento em que tanto os países emergentes quanto os desenvolvidos estão cortando ferozmente os juros, aqui no Brasil continuamos com uma taxa de 11% ao ano”, criticou.

Em conclusão, ele afirma que, a despeito de clima de Copa do Mundo e do momento eleitoral, é necessário ter coragem para afrouxar agora a política monetária. “De qualquer forma, ganhe quem ganhar a eleição presidencial, precisará adotar uma política monetária mais frouxa. Se não fizer isso, na certa enfrentará uma recessão logo no primeiro ano de governo, para decepção de seus eleitores”, afirmou.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome