A Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República não consegue dragar os portos, gasta mal o orçamento e prejudica a produtividade portuária. Segundo especialistas, a cada dez centímetros de aumento no calado máximo de um navio, a embarcação consegue carregar mais 70 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou três mil toneladas.
O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia ajuizou, em 24 de abril, ação civil pública contra a Braskem S. A. por contaminação com mercúrio na Enseada dos Tainheiros, localizada na península de Itapagipe, em Salvador/BA. Na ação, o MPF requer que a empresa repare os danos ambientais causados e pague indenização por danos morais coletivos.
Acontece na quarta-feira (30/4), na Comissão de Viação e Transportes, audiência pública para saber do diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia [foto ao lado], qual a situação atual do órgão, sua estrutura operacional e sua atuação e os projetos futuros para ampliar a malha aquaviária.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, em artigo (São Pedro é inocente) publicado, recentemente, no jornal Folha de S.Paulo, avalia as possíveis causas e reflexos do momento de insegurança hídrica vivida no estado paulista nos últimos meses.
O ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, refutou notícia veiculada, na semana passada, de que Renato Barco deixou o cargo de presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos (litoral paulista), por causa de pleito da Cutrale, que quer prorrogação de dois anos no contrato de um terminal no complexo portuário santista. “Esse assunto, como dos demais arrendatários, está sendo tratado no âmbito da Antaq [Agência Nacional de Transportes Aquaviários]”, justificou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (24/4), na sede da empresa, em Santos, após dar posse ao novo presidente da empresa, Angelino Caputo e Oliveira.