As exportações brasileiras do agronegócio, entre janeiro e setembro de 2014, atingiram o montante de US$ 75,91 bilhões, com participação de 43,7% no total das vendas externas do País no ano. Entre os principais produtos, os de origem animal participaram com 22,4%, o que representa um montante de US$ 17,0 bilhões exportados no período. Os de origem vegetal atingiram a cifra de US$ 58,92 bilhões, participação de 77,6%. As informações são da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Custos relacionados com acidentes de trânsito totalizaram R$ 21 bilhões em 2012, cifra 12 vezes superior aos prejuízos causados pelo roubo de carga no Brasil, que ficou em R$ 1,7 bilhão no período. Neste valor estão englobadas as despesas médica e de afastamento de pessoal, da retirada temporária de circulação do veículo e seu conserto, bem como o prejuízo com as mercadorias transportadas.
Uma aceleração do aumento do nível médio do mar nas últimas décadas, com ondas maiores e aumento da frequência de tempestades. Essas foram as principais constatações de um extenso levantamento de dados das marés em 13 em localidades da costa brasileira, realizado pelo professor Paolo Alfredini, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (PHD), da Escola Politécnica (Poli) da USP. O estudo também identificou os impactos desses fenômenos sobre as estruturas portuárias, costeiras e estuarinas. Entre os principais estão a redução de borda livre de cais (espaço entre o piso do cais e a superfície da água), aumento de inundações em pátios e vias portuárias, e aumento das dragagens.
Como a tecnologia digital permite que as empresas junte mais dados sobre o potencial consumidor, elas podem ter o poder de usar essa informação para dar diferentes preços para diversos compradores ou atrair vários fregueses para ofertas diferenciadas.
O que vai ser deliberado na reunião do Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), no próximo dia 6, é uma proposta de negociação da dívida da Libra com a companhia. Todavia, ninguém, até agora, pelo que consta, pediu a apuração, por perito judicial, do montante real do valor da dívida da Libra, que não deve ser pequeno. Mostrando que tem dinheiro, o terminal já anuncia que irá investir R$ 800 milhões no Porto de Santos. Acertou quem disse que esse investimento faz parte do jogo mirabolante da negociação da dívida e não põe o dinheiro devido no caixa da Autoridade Portuária.