Terça, 30 Abril 2024

Cresce no mundo o número de iniciativas para pesquisa do grafeno. A maior de todas é a do consórcio europeu, Europes’s Graphene Flagship. Com um orçamento de 1 bilhão de euros representa uma nova forma de pesquisa conjunta, coordenada em escala sem precedentes.

Leia também
Grafeno é a nova revolução tecnológica anunciada 
O grafeno, os carros que voam e o Brasil

O grafeno Flagship é encarregado de reunir pesquisadores acadêmicos e industriais para levar ao espaço, em 10 anos, o grafeno do reino dos laboratórios universitários para o seio da sociedade europeia. Com isso, além de melhorar a qualidade de vida, vai  gerar crescimento econômico, novos empregos e novas oportunidades.

Lançado em 2013, o grafeno Flagship é, juntamente com o projeto Cérebro Humano, a primeira das futuras e emergentes iniciativas de tecnologia da Comissão Europeia Flagships (FET). A missão desse programa é a de resolver os grandes desafios científicos e tecnológicos da época, por meio de esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de longo prazo.

O grafeno Flagship é coordenado pela Universidade de Tecnologia Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia.  Esse programa abrange pacotes de projetos. Entre eles, o de Tecnologias Biomédicas.

Desenvolvimento do grafeno e materiais correlativos (GRM em inglês) para a medicina é considerada a área de potencial imediato e um rico campo para ciência fundamental e aplicada. A área tecnológica que o projeto específico do GRM vai focar na sua fase inicial será o de design da nova geração de implantes biomédicos, com o objetivo de examinar espacial e temporariamente circuitos neurais de interesse e intervir terapeuticamente em pontos nodais específicos, para  possibilitar intervenções terapêuticas especiais.

O potencial dessas intervenções pode ser traduzido como tratamento avançado no campo das minúsculas moléculas para a produção de medicamentos e vacinas, bem como permitir tratamento médico corrente. Neste caso, diminuir as filas nos consultórios médicos e hospitais. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto