Terça, 05 Novembro 2024

Dia a Dia

Nesta semana, na CES2016, a famosa feira anual de tecnologia de Las Vegas (EUA), foi lançada pela Netamo uma câmera de segurança inteligente para uso em portas externas. Ela identifica objetos como pessoas, animais e veículos.

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A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) publicou edital, no final do ano passado, para a construção do Centro Logístico do Aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais. O projeto tem como objetivo aliar a infraestrutura de um aeroporto a uma infraestrutura dedicada a empresas que necessitem de um centro de distribuição ou que lidam com o recebimento e despacho de mercadorias. A abertura da licitação para o recebimento das propostas está marcada para o dia 28 de janeiro próximo, na sede da empresa, em Brasília. Toda a documentação do processo está disponível no site da Infraero.

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O novo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, logo após tomar posse no cargo, afirmou que a tendência do governo federal é continuar usando os investimentos em infraestrutura para conciliar crescimento com ajuste fiscal. “A missão é buscar o equilíbrio fiscal e a retomada do crescimento”, disse. Enquanto o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem, majoritariamente, investimentos públicos nos eixos de infraestrutura logística, energética e social e urbana, o Programa de Investimento em Logística (PIL) tem como foco o investimento privado, voltado especificamente para as concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.

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Há exatos 20 anos a história do Porto do Pecém começava a ser escrita. Foi no dia 22 de dezembro de 1995 que o decreto da Assembleia Legislativa do Ceará, sancionado pela Lei n.º 12.536 /95, criava a Companhia de Integração Portuária do Ceára (Cearáportos), vinculada a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), que seria a responsável pela administração do Terminal Portuário do Pecém e por promover o desenvolvimento econômico do Estado do Ceará.

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O jornal O Estado de S.Paulo, neste domingo (3/01), trouxe novas informações sobre situação escabrosa que vem sendo denunciada pelo Portogente há muitos anos. Trata-se da dívida bilionária que a Libra Terminais tem com o Porto de Santos, no litoral paulista. Segundo a reportagem, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), braço de ferro do vice-presidente da República Michel Temer, incluiu emenda parlamentar à Lei dos Portos (12.815/2013) que beneficiou diretamente o grupo empresarial. Com a emenda, permitiu-se que a empresa em dívida com a União pudesse renovar contrato de concessão de terminais portuários. O periódico informa que Temer recebeu de dois sócios da Libra mais de R$ 1 milhão para campanha eleitoral em 2014, valor que teria distribuído entre candidatos seus a outros cargos, como deputados e senadores.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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