O Facebook na última terça-feira (14/06) anunciou que vai lançar ferramentas e recursos de prevenção do suicídio em todo o mundo. Esse serviço já está disponível nos EUA. Esses dispositivos são projetados para ajudar as pessoas em risco, assim como a família e amigos que estão preocupados com o bem-estar dos seus entes queridos e não sabem o que fazer.
As mortes por suicídio aumentaram 45% nos últimos 45 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quase um milhão de pessoas se mata todos os anos, e as tentativas são 20 vezes superior. Há paises que esse tipo de morte ocupa o primeiro lugar entre as não naturais. No Brasil, onde são numerosos os acidentes de trânsito e os homicídios, suicídio vem em terceiro lugar.
Trata-se de uma rede social preventiva do suicídio. Entre as ferramentas disponíveis no site estão links para linhas de prevenção; para orientar os usuários, amigos, família ou outros profissionais que possam ajudar a conversar com eles em uma situação crítica; links e números de discagem gratuita para vários serviços ou trabalhos de prevenção e grupos de saúde mental.
Esse sistema permite que as pessoas necessitadas entrem em contato com a pessoa vulnerável diretamente ou com o Facebook, que tem equipes de trabalho dedicadas a prestar apoio para que a dor ou tristeza não se transforme em algo mais grave. A exemplo do sucesso que é a rede social do Facebook, este projeto também poderá revolucionar o tratamento das angustias que levam as pessoas a quererem se matar. Tecnologia como a do smart phone permite contato imediato e ajuda em tempo de evitar o pior.