Quinta, 28 Novembro 2024

Após quase dois meses da tragédia que matou duas pessoas, a prefeitura do Rio de Janeiro vem a público informar que o desabamento de trecho da ciclovia Tim Maia, no dia 21 de abril, foi falha técnica no projeto executivo. O trecho entre o Vidigal e São Conrado será reaberto ao público em 60 dias. A perícia foi realizada pelaCoppe/UFRJ e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que investigaram as causas do acidente e apontaram soluções de engenharia. 

As instituições indicaram falha técnica no projeto executivo, com subdimensionamento da plataforma, que não estava com peso adequado para suportar o esforço vertical da onda no local conhecido como Gruta da Imprensa.

Custa acreditar que a sociedade brasileira esteja à mercê de riscos decorrentes de grandes obras no perímetro urbano construídas sem o respaldo de projetos executivos da engenharia. É  basilar, dizem os profissionais da área, que toda obra tenha como ponto de partida tal exigência, e não o projeto básico como se vê nos vários certames públicos realizados pelo País afora. 

Os governos em todos os níveis (nacional, estadual e municipal) deveriam zelar pela vida dos cidadãos; todavia, o que se vê é o poder público ser o primeiro a colocar uma venda nos olhos quando o assunto é a excelência nos empreendimentos. Tal desrespeito está sendo pago com a vida de brasileiros e brasileiras.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!