Segunda, 13 Janeiro 2025

Dia a Dia

Leia também * SEP não consegue dragar portos brasileiros: por que? * Dragagem que não aprofundou o Porto de Santos ainda sem explicação

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A Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República não consegue dragar os portos, gasta mal o orçamento e prejudica a produtividade portuária. Segundo especialistas, a cada dez centímetros de aumento no calado máximo de um navio, a embarcação consegue carregar mais 70 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou três mil toneladas.

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O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia ajuizou, em 24 de abril, ação civil pública contra a Braskem S. A. por contaminação com mercúrio na Enseada dos Tainheiros, localizada na península de Itapagipe, em Salvador/BA. Na ação, o MPF requer que a empresa repare os danos ambientais causados e pague indenização por danos morais coletivos.

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Acontece na quarta-feira (30/4), na Comissão de Viação e Transportes, audiência pública para saber do diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Mário Povia [foto ao lado], qual a situação atual do órgão, sua estrutura operacional e sua atuação e os projetos futuros para ampliar a malha aquaviária.

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O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, em artigo (São Pedro é inocente) publicado, recentemente, no jornal Folha de S.Paulo, avalia as possíveis causas e reflexos do momento de insegurança hídrica vivida no estado paulista nos últimos meses.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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