Sexta, 22 Novembro 2024

Nesta sexta-feira (13/3), completam três meses do lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2014/2015 com ações integradas dos Ministérios da Agricultura (Kátia Abreu), dos Transportes (Antonio Carlos Rodrigues) e dos Portos (Edinho Araújo), para exportar parte das mais de 200 milhões de toneladas de grãos produzidas nos campos brasileiros.

Leia também
Safra a caminho dos portos 
Portos brasileiros movimentam 969 mi de toneladas em 2014 

Adoção de soluções inteligentes e necessárias, como a utilização de 426 barcaças no corredor logístico Arco Norte, pelas hidrovias Madeiras e Tapajós, ligando o Mato Grosso ao Pará, e estendendo o corredor multimodal a Rondônia, Amazonas, Tocantins e Maranhão. Uma importante mudança de paradigma na exportação da produção de grãos e uma maneira alternativa ao jeito atabalhoado de resolver os gargalos do escoamento da safra pelo Porto de Santos. Sob o aspecto de dois princípios econômicos fundamentais que têm impacto direto na eficiência dos transportes: economia de escala e de distância, a lenta implantação de uma logística do agronegócio, ao menos segue um rumo certo. Dentro de cinco anos, gigantes navios graneleiros singrarão o canal da Nicarágua para embarcar os grãos brasileiros para a China. Produtividade e agilidade logísticas terão reflexos positivos no frete e na competitividade.

O transporte rodoviário ainda tem custo para ser reduzido por conta, principalmente, dos atrasos nos cronogramas, mesmo sem falta de verbas. A construção da  BR-163, que liga Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará, em uma extensão de 3.467km, completa 50 anos no próximo ano da inauguração do seu primeiro trecho. Ainda restam 300 quilômetros sem asfalto. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, economias com a logística podem vir a representar o diferencial de sustentabilidade para o agronegócio.

Indubitavelmente as perdas da produção agrícola acontecem da porteira para fora. Por isso, é preciso sem mais perda de tempo, e muito menos do escasso dinheiro, estabelecer condições ideais para o desenvolvimento e implantação de adequadas soluções logísticas para a movimentação dos grãos. Isso só é possível com a integração efetiva entre as diversas atividades da cadeia de suprimentos do agronegócio. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!