Sexta, 19 Abril 2024

Monitoramento, acompanhamento e fiscalização. Essas podem ser as palavras-chave para que o escoamento da safra agrícola brasileira, neste ano, não enfrente mais os gargalos históricos (ou pré-históricos) da logística nacional. Uma das imagens que mais ilustram esse cenário “anticompetitivo” é a fila de caminhões (ler aqui artigo do nosso colunista Frederico Bussinger) nas rodovias do País a caminho dos portos brasileiros. Situação que ecoa não apenas nos negócios das exportações nacionais, mas também na vida de várias cidades que estão no caminho dos portos ou que abrigam os complexos portuários.

Leia também
Ainda sobre filas nos portos...
Neste link várias matérias sobre os congestionamentos portuários

O diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) – administradora do Porto de Santos (SP) –, Luis Cláudio Montenegro, em evento recente onde foi discutida a operação Safra 2015, disse que a grande novidade para este ano é promover, ainda mais, a integração entre todos os agentes, a partir de monitoramento, acompanhamento e fiscalização.  “As regras gerais não mudam”, afirmou, reiterando que todo caminhão deve estar agendado, os que transportam granel sólido vegetal devem passar pelos pátios reguladores antes de acessar o terminal e o acesso só pode ocorrer observada a janela de atendimento. Ele ressaltou que o não cumprimento das disposições acarretará em notificação pela Codesp à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para as respectivas autuações.

Além do agendamento rigoroso, o aumento da participação do transporte ferroviário é destacado como um ponto para o sucesso da operação safra neste ano, como defendeu o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Miguel Mario Massella. Posição reforçada pelo superintendente de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Carga da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra, que informou que, já em 2014, a TKU (tonelagem transportada por quilometro útil) registrou incremento de 7,98%, elevando em quase 11% a participação de Santos no transporte ferroviário no País.

O coordenador de Fiscalização da ANTT, Basílio Militani Neto, informou que a agência promoverá, entre 19 de fevereiro e 18 de abril, um esquema especial de fiscalização em rodovias, na altura dos municípios de Paranaíba e Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul, e em Araraquara e Limeira, em São Paulo, para verificar, principalmente, se os veículos estão cumprindo o agendamento.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto