Terça, 18 Junho 2024

Perceber a vida incluindo novas percepções, novas linguagens e novos conceitos (Fritjof Capra)

Estrategicamente, o governo chinês investe com prioridade em tecnologia, como anunciou em seu discurso de posse em 2013 o presidente Xi Jinping, e está bem posicionado no negócio de energia solar. Isto inquieta os Estados Unidos e a União Européia, bem como tensiona as relações comerciais. Hoje, a China produz quase 80% dos módulos solares fotovoltaicos do mundo. A energia limpa e renovável, na era da informação, é exigida por segmentos da sociedade que se organizam em torno de redes e propugna a sustentabilidade.

Veja mais: Um Porto de Santos aquém do necessário - Portogente

Indubitavelmente, a imagem mais visível dessa mudança de paradigma será a dos automóveis movidos com placa solar, cuja instalação ainda não alcançou o avanço para concorrer com o combustível líquido. Entretando, é questão de pouco tempo. Enquanto isto, por não serem produzidos em grande escala, o preço desses automóveis, com placas no teto, alcança valores da ordem de US$ 65 mil dólares.

Veja mais: A tragédia no RS poderia ter sido menor - Portogente

O território brasileiro é o mais privilegiado do mundo em insolação e, em 2022, esteve no 6º lugar mundial na geração solar. Sua área é a mais ensolarada do Planeta. Isto reduz a necessidade de número de placas, por dar maior eficiência ao sistema fotovoltaico. Pelo visto, Pero Vaz de Caminha já tinha percebido os raios de sol que iluminam esta terra abençoada por Deus. Impulsionada pela rota da China, a tecnologia solar no Brasil vai baratear a geração dessa energia, com a inauguração, até 2026, da ligação transoceânica, Atlântico e Pacífico, a partir do Porto de Santos.

Veja mais: Energia solar fotovoltaica atinge marca histórica no Brasil - Portogente

Esse cenário representa um avanço radical no projeto do carro solar. Um novo conceito estrutural, com modelo de motor menor, mais leve, eficiente e não poluente. Consequentemente, um quadro urbano com nova cultura de mobilidade. O carro elétrico, hoje alimentado por tomada, já está incorporado na paisagem urbana. O governo nos três níveis - municipal, estadual e federal - certamente terá o maior empenho para essa transição energética.

Veja mais: Programa da DP World Brasil recebe prêmio internacional de sustentabilidade - Portogente

A energia solar voltaica representa um marco de um novo tempo. É possível antever a dimensão e a agilidade com as quais irá acontecer. Para tanto e globalmente, a vanguarda e liderança comercial da China, com pleno domínio da tecnologia para operar com energia solar, diferente de ser tratada como ameaça, deve ser um estímulo para reforma fiscal e preservação da natureza. Forma clássica de impulsionar novos conhecimentos e construir um mundo sustentável.

Veja mais: O Sol a Serviço do Brasil - Portogente

Na próxima semana, Portogente lança na sua Home a agência digital moduSolar. Como missão, irá fomentar o uso e promover as melhores soluções na geração de energia solar, para os setores de movimentação de mercadorias e pessoas no comércio e turismo internacionais.

Veja mais: A incerteza do túnel submerso no Porto de Santos - Portogente

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!