Quarta, 24 Abril 2024

A soberania brasileira não tem nenhuma vantagem e ficará vulnerável com o “Acordo de Salvaguardas Tecnológicas” para o uso comercial da base militar do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, firmado entre o Brasíl e os Estados Unidos. A tragédia de Alcântara, como ficou conhecido o acidente que ocorreu em 22 de agosto de 2013, no Centro de Lançamento e matou 11 cientistas espaciais, não permite o tolhimento de um patrimônio nacional estratégico tão necessário para o nosso futuro.

Alcântara 2Foto: Agência Brasil | Ministério da Defesa.

Dia a Dia | Portogente 
Entrega de Alcântara para Estados Unidos divide opiniões

Como é fácil verificar, além dos dois tradicionais (Estados Unidos e Rússia) China, Índia e Europa obtiveram ganhos muito relevantes nesse negócio, nos últimos anos. E muitos outros países vêm investindo nesses programas. Para entrar nessa corrida, o Brasil precisa dominar o lançamento de foguetes. E, para isso, ainda conta com uma excelente vantagem competitiva, por ter o seu centro de lançamento próximo ao Equador, uma das condições mais favoráveis do mundo.

Editorial    
A plataforma para foguetes em Alcântara é nossa

Essa posição geográfica estratégica do Centro de Lançamento de Alcântara faz dele uma das melhores bases de foguetes do Planeta. Como nessa área a velocidade da Terra é maior, economiza-se até 30% de combustível. Daí o interesse da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), dos Estados Unidos, em lançar seus foguetes da base brasileira. Entretanto, tratando-se de projetos que envolvem a segurança nacional americana, ocorrendo essa parceria, o Brasil perde definitivamente o controle da base. Alguém duvida?

Documento - Comunidade Europeia 
Liderança em tecnologias capacitadoras e industriais - EspaçoEspaço

Discutir esse projeto é prioritário. O espaço é importante para o Brasil, tanto estrategicamente quanto como uma oportunidade colossal para o nosso desenvolvimento tecnológico. Tecnologia espacial e sua infraestrutura, serviços e dados são fatores necessários para enfrentar as grandes preocupações globais, como mudanças climáticas, mobilidade, segurança energética e tantas outras. Cada vez mais a vida na Terra irá depender de informações fornecidas pelo espaço.

Globo
Tragédia em Alcântara faz dez anos e Brasil ainda sonha em lançar foguete

O País vive um momento de acomodação política desfavorável a uma decisão dessa ordem coloca em jogo a soberania nacional. E para dar estrutura operacional segura a projeto tão arrojado, convém ser priorizada a instalação de uma base naval para mais uma esquadra da Marinha do Brasil em São Luís do Maranhão.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto