Domingo, 28 Abril 2024

Cidades portuárias são vitais para a sociedade moderna

O mundo moderno sofreu um grave desequilíbrio em consequência de impactos sociais e ambientais gerados por práticas justificadas por criar empregos e pagar impostos. Contrapondo-se a esse processo, em 2004 foi cunhado o termo ESG - Ambiental, Social e Governança - na sigla em inglês. São princípios que veem mudando, de forma intransigente, a lógica de produzir, distribuir e fazer negócios. Atualmente, as estratégias de negócios e de sustentabilidade estão, num crescendo, totalmente integradas.

Dad 18SET2023

Veja mais
* Desserviço parlamentar contra o Porto de Santos

Dessa forma, as práticas ESG na relação Porto-Cidade possibilitam portos produtivos, bem como cidades portuárias humanizadas e desenvolvidas. Uma nova versão de questões essenciais. Por isso, na sua primeira edição, no próximo 28 / 01 - Dia da Abertura dos Portos às Nações Amigas em 1.808 - o troféu PortoESG vai premiar os três melhores “terminais portuários ESG do Porto de Santos”. Através de avaliações quantitativa e qualitativa, destacar os três mais pontuados.

Veja ainda
* Incêndio da Ultracargo: crime ou acaso?

Como pilares métricos ESG, na avaliação das práticas concorrentes, focando a boa relação porto-cidade, serão objetivos das análises:

* AMBIENTAL
Apoio à água

* SOCIAL
Apoio à educação

* GOVERNANÇA
Apoio à inovação e ao desenvolvimento sustentável
Apoio do PIB Empresarial (valor transferido à região)

Veja mais
* Misteriosa isenção de R$12,5 milhões no Porto de Santos

A relação Porto-Cidade de Santos, tão conturbada, necessita de luz para um debate de resultado. Neste sentido, distinguir problemas e inspirar soluções avançadas e à altura do principal porto do hemisfério sul. Construído a partir da sua sede no Rio de Janeiro, e inaugurado em 12/7/1888, numa concessão exitosa por 92 anos. Mesmo com o avanço tecnológico e métodos construtivos adiantados contemporâneos, não houve avanço proporcional nos últimos 43 anos. A relação com a cidade é aquém do desejável e possível, para seu progresso e como bons princípios ESG.

Veja também
* É bom esclarecer a dragagem do Porto de Santos

Portogente cruza fronteiras e é lido em 58 idiomas. A competitividade no comércio marítimo internacional envolve marcas de valores agigantados, que buscam com obstinação a melhoria constante. Os riscos das suas cadeias não se limitam a atrasos e interrupções, para os proprietários de cargas modernas. Qualquer discrepância nos padrões ESG, mesmo que não intencional e desconhecido pelos donos de cargas, pode levar a danos reputacionais incalculáveis.

Veja ainda
* Para carbono zero até 2050: Portos do Brasil, uni-vos!

A partir do dia 10 de outubro próximo, o acesso ao formulário de inscrição, da empresa interessada em participar, estará na home do Portogente e divulgado. Da mesma forma, estarão disponíveis esclarecimentos e instruções detalhadas. Esta 1ª edição do troféu PortoESG é restrita aos terminais do Porto de Santos.

Veja também
* Navio-bomba: potencial equivalente a 55 bombas de Hiroshima no Porto de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto