O desempenho exitoso das cadeias logísticas portuárias é desejo de todos e motivo de satisfação para produtores, operadores, transportadores e consumidores
Por tantas razões, o comércio mundial sofre mudanças e abalos de limites imprevisíveis. Talvez seja essa onda que atinge o porto de Itajaí/SC, desde janeiro, e priva de ganhos cerca de 400 trabalhadores portuários, que pedem a retomada da movimentação de cargas. Guerra da Rússia e Ucrânia, posicionamentos antipáticos entre a China e os EUA, são cenários preocupantes. No governo Lula, o arranjo dos cargos para acomodar o centrão, se atingir a posição do ministro Márcio França, vai suscitar tempo instável no Porto de Santos.
Porto de águas profundas - Lawrence Livermore National
Laboratory (LLNL), nos Estados Unidos.
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* Carta da comunidade portuária ao Presidente Lula
Acertadamente, o ministro escolheu para diretor de Infraestrutura do Porto de Santos o engenheiro Carlos Eduardo Bueno Magano, com currículo e competência invejáveis, para decidir sobre esse porto, o mais importante do hemisfério sul. Cujas últimas quatro diretorias foram marcadas por desempenho pífio e, até ocorreu uma, de todos os diretores saírem algemados pela Polícia Federal. Como atividade portuária, o complexo portuário de Santos é o fator mais relevante para o sucesso da economia nacional.
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* Um projeto porto-cidade sem gestão ao nível do Porto de Santos
O Porto de Santos precisa de estratégias e metas para nortearem decisões que salvem o seu futuro. A começar por ter condições de receber os grandes navios (big ships) de 20m de calado, que definirão a agilidade e, consequentemente, a sua competitividade. O projeto Santos17, que vem sendo defendido para implantar profundidade de 17 metros, precisa de estudos do assoreamento e simulação que confirmem a sua possibilidade e eficácia, sem ameaçar a vida da cidade.
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* As pedras no mar do Porto de Santos
Pensar o Porto de Santos do Futuro, vai além de acomodar o atual fundo do seu canal. Significa ampliar ao máximo a sua hinterlândia como oportunidade de negócios. Como é a história do cais contínuo e de maior profundidade, que os Guinle construíram para receber, à época, os navios a vapor que chegavam. Por tudo isso, a atual fase deste complexo portuário não pode ser mais um espaço para acomodar tentáculos políticos, de resultados indesejáveis para o País e à brilhante política internacional que ora vem destacando o Brasil, nas principais mesas mundiais de negociações.
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* Porto de Santos e a rota bioceânica do Atlântico ao Pacífico
É hora de construir um Plano Diretor (master plan) para os próximos 30 anos. Uma obra, não apenas um documento de gabinete, de amplo debate com a comunidade do porto. Magano tem competência, na exata medida, para promover um resultado exitoso dessa missão. Implica em construir logísticas integradas, olhando para frente. Diferente do que se assiste na proposta do governo do Estado de São Paulo, da nova travessia do rio Casqueiro, uma pedra no caminho do projeto de hidrovias do porto, da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE.
Por desconhecer o porto, seus potenciais, a sua região e seus projetos.
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* Porto de Santos além do tempo atual
Há muitos projetos que precisam finalmente ser realizados e tantos outros inspirados no novo tempo físico, social e digital, cuja vantagem competitiva é ser implantado junto ao Porto de Santos. No entanto, a percepção desses potenciais não é tarefa trivial e nem para amador. Entretanto, é condição essencial para gerar economia e trabalho sustentáveis.
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* Rumo ao Porto de Santos 2060