Sábado, 27 Abril 2024

Sob qualquer ponto de vista – econômico, político e militar – [o transporte] é, inquestionavelmente, a indústria mais importante no mundo (Congresso nos EUA)

Quando esteve à frente do ministério da Infraestrutura, hoje Ministério de Portos e Aeroportos, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não produziu qualquer resultado que destaque a sua administração no Porto de Santos, o principal do hemisfério sul. Entretanto, sua nítida preocupação com sua própria ascensão política-partidária, o faz insistir em pautas portuárias festivas e conflitantes com o programa do governo federal. A última, jogada na semana passada, foi anunciar que vai acelerar a criação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) no complexo portuário santista, tema antigo e urgente no porto, mas que não se ouviu falar nos últimos quatro anos.

Dad 30MAI2022

Veja mais
* Governador de São Paulo quer atrapalhar túnel submerso ligando margens do Porto de Santos

Porto Indústria é tema que teve impulso com a Lei nº 8.402/1992, chamada de Regime Aduaneiro de Drawback, que permite o benefício fiscal de isenção ou suspensão de impostos sobre matéria-prima importada e empregada na fabricação de produtos de exportação. Portanto, há muito o assunto é tratado na comunidade portuária santista. E a razão desse inexplicável atraso é devido, principalmente, à falta de ação adequada da autoridade portuária de Santos, no seu papel de fomentador de desenvolvimento.

Veja também
* Porto-indústria de Santos atrasado 25 anos

Tudo indica que a atual diretoria do Porto de Santos tem a visão empreendedora que faltou à anterior para implementar uma atividade proativa, na busca de otimização do papel fundamental do comércio marítimo, de gerar progresso.

Trata-se de um processo de estratégia complexa, da qual o porto é um elo importante para produtividade decorrente de vários fatores de produção. É importante, também, que o governador Tarcísio viabilize a operação da ampla logística hidroviária da Baixada Santista (BS), ligando por água os municípios ao porto. Oferecer navegação de barcaças com contêineres, atualmente impedidas, devido à falta de altura no calado aéreo das pontes de rodovias estaduais.

Veja mais
* Aliança investirá U$ 60 milhões na cabotagem brasileira

Desde 2008, no seu papel de think tank, Portogente promove debates abordando a implantação de hidrovias na região do porto. Sem hidrovias, a região da Baixada Santista não consegue desenvolver todo o seu potencial empreendedor com produtividade e sustentabilidade.

O discurso sobre ZPEs do governo do estado só tem sentido se iniciar pela navegação dos rios da região, que totalizam mais de 100 quilômetros de cursos d’água e são relevantes como logística do porto de águas profundas, previsto. Caso contrário é arrulho, para adoçar ouvidos ou para pretensões eleitorais futuras.

Veja ainda
* Casos de sucesso: projeto Porto-Indústria de Suape

Conectar a região da Baixada Santista ao comércio global com produção inovadora e sustentável possibilita utilizar a mão de obra de 12 universidades locais e ampliar a pauta de exportação do Brasil. Integrar nesse processo hidrovias e aeroporto, possíveis e dificultosos por incompetência administrativa, incrementa a modalidade, aumenta e otimiza os fluxos de insumos e produções, com melhor produtividade e competitividade.

Veja também
* Relações Porto-Cidade e ESG sobrepostas na gestão do Porto de Santos

Trata-se de um horizonte além de entrada e saída de mercadorias transportadas por água. Está previsto para 2024 a inauguração do corredor bioceânico, ligando o Porto de Santos, no Brasil, aos portos chilenos de Arica e Iquique. Por estes portos chilenos irão escoar por rodovia e ferrovia fluxos de produção do Centro-Oeste brasileiro e que hoje passam por Santos. Um projeto estratégico complexo, que a autoridade portuária deve decidir priorizando o cliente ao eleitor.

Veja mais
* Barcaças para contêineres fazem o tráfego interno no Porto de Rotterdam

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto