Segunda, 29 Abril 2024

A conservação da natureza, tal como se coloca atualmente, está ligada à sobrevivência do próprio homem sobre a Terra.(Jean Dorst, Antes que a Natureza Morra)

A relação Porto-Cidade e as práticas ESG (Ambiente, Social e Governança, em inglês), se sobrepõem no Porto de Santos e têm dimensão e qualidade como resultantes da administração da autoridade portuária do principal porto do hemisfério sul. Trata-se de um importante indicador na avaliação da sua gestão, globalmente. Por isso, deveria ser, mas não é, um programa paradigma portuário nacional, na proporção e importância desse porto. Portanto, deve ser uma das prioridades da nova diretoria.

Dad 27ABR2023Arquivo Portogente.

Veja mais
* Meta e diálogo destacam a atual diretoria do Porto de Santos

O pesquisador Jeffer Castelo Branco, em 16 de fevereiro de 2021, em entrevista ao Portogente, à época, doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) denunciou o potencial em TNT do navio-bomba encalhado e descarregando gás natural, diuturnamente, no Porto de Santos. Trata-se de uma potência equivalente a 55 bombas de Hiroshima, sobre a qual a autoridade portuária de Santos calou-se. No entanto, é imperativo que haja inteligência dessas coisas e dessas ações do Jeffer, que são essenciais para o sucesso nas relações internacionais, que um porto precisa ter.

Veja ainda
* PortoESG destaca conceitos e práticas sociais sustentáveis na relação Porto-Cidade

O mundo ainda tem viva na memória a tragédia do porto de Beirute, no Líbano, em 2020, bem como a cidade de Santos, até agora, não apagou a terrível lembrança do incêndio dos tanques da Ultracargo, em 2015, o maior desastre ecológico da história do seu porto. Tampouco irá se calar o questionamento das práticas ESG que foram praticadas para contemplar os interesses do grupo Cosan, na sua estratégia de armazenar gás no Porto de Santos. Está sob risco uma área da cidade densamente habitada. Isto precisa ser bem esclarecido.

Veja também
* O debate sobre o navio-tanque de gás no Porto de Santos continua

Assim também precisa colocar luz republicana no atual contrato da dragagem do Porto de Santos com a Van Nord, por R$100 milhões mais cara do que seria possível com a renovação do contrato vigente e, ainda, ampliou bastante as possibilidades de prorrogações. As realizações anunciadas para esta nova gestão não irão prosperar em ambientes inseguros. O porto faz parte da história dos empregos das cidades, do seu transporte e do urbano da região da Baixada Santista.

Veja mais
* Um porto para receber os maiores navios do mundo

A relação com a cidade, baseada na capacidade da administração portuária articular interesses, influencia a estabilidade institucional. Esse encadeamento vai bem além de visitas escolares pelo canal do porto. E, principalmente, perseguir e alcançar metas. Construir a tão sonhada ligação a seco das margens do porto, nas cidades de Santos e Guarujá, com o túnel submerso; assim como o porto oceânico, para promover prosperidade, são realizações importantes e fundamentais.

Veja ainda
* Um museu do Porto/Cidade de Santos à altura dessa história

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto