Domingo, 28 Abril 2024

Fazendo mais ágil e intenso os fluxos portuários

As declarações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), insistindo em influenciar o governo Lula (PT) a privatizar o Porto de Santos, mesmo com a falta de clareza das suas intenções, transparecem uma estratégia maquiavélica, “de que nada faz que um príncipe seja estimado do que os grandes empreendimentos”. Portanto, quando busca demonstrar que vem mantendo um bom diálogo, no sentido de provar que sua proposta de privatização é o melhor caminho, pelo visto, pavimenta o seu futuro político.

Dad 17ABR2023

Veja mais
* Novos diretores do Porto de Santos irão construir túnel submerso e porto oceânico

Esse assunto já foi amplamente debatido, e o artigo do engenheiro Frederico Bussinger, no Veja Mais seguinte, faz uma radiografia de uma situação bem representativa desse caso, na gestão anterior. Por isso, a determinação do atual governo de não desestatizar os portos, anunciada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), situa-se num horizonte logístico e portuário alinhado com a realidade brasileira, um processo de aprimoramento iniciado com a Lei 8.630/93.

Artigo Frederico Bussinger
* Desestatização do Porto de Santos: poker aberto ou fechado?

O fato do Porto de Santos não constar na lista das empresas retiradas do programa de desestatização, tem sido interpretado pelo governador como possibilidade de ser desestatizado. Por outro lado, o ministro Márcio França afirma que não há uma decisão do governo federal sobre privatizar. Ou seja, acontece um vácuo de uma administração que se desmanchou e de outra que ainda não chegou. Entretanto, pode ser afirmado de véspera que, esta que chega, será bem melhor do que a anterior.

Veja mais
* Gestão Lula não privatiza Porto de Santos e anuncia inovação

A inovação do Porto de Santos está definida por três eixos alavancadores: o túnel submerso na travessia rodoferroviária do canal de acesso ao porto; o porto oceânico em São Vicente-Praia Grande, para receber os maiores navios do mundo e a privatização da dragagem, atrelada à manutenção das profundidades de projeto. Todos eles como concessões e orientados por metas. E os investimentos privados. Desse modo, transformando áreas burocratizadas e implantando governo empreendedor.

Veja ainda
* Complexo aeroportuário oceânico de São Vicente-Praia Grande potencializa Porto de Santos

A autoridade portuária precisa enfrentar desafios para garantir eficiência e competitividade, atendendo às necessidades da sua comunidade, que serve aos interesses dos clientes. É um ambiente de intensa negociação e planejamento. Dentro de quinze dias, após a posse da diretoria nesta semana, será possível perceber um discurso com capacidade analítica e conhecimento profundo do Porto de Santos. Uma liderança que demonstra competência robusta para elaborar um bom plano de ação. Assim, traçar caminhos e metas exitosos, quanto corretos com os interesses nacionais.

Veja mais
* Para carbono zero até 2050: Portos do Brasil, uni-vos!

As viagens do presidente Lula ao exterior, anunciam a intensificação do comércio marítimo brasileiro. Num tempo de profundas mudanças dos mercados e de uma escala ampliada nas movimentações de mercadorias pelas novas tecnologias. Por tudo isso, como aconteceu no final do século XIX, nossos portos terão que atender às exigências da nova era.

Veja mais
* A caminho do Porto de Santos 2050 mais ágil

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto