Quarta, 15 Mai 2024

Uma estratégia inclusiva de municípios e de redes mundiais do comércio.

Em boa hora o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), assume a presidência da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA). Acerta, ao se comprometer com o desenvolvimento do porto indústria como estratégia para inovação do complexo portuário de Santos e prosperidade da Região Metropolitana da Baixada Santista. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França e o secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico, todos os três desta região, conhecem as prioridades do Porto de Santos e têm liderança regional e nacional.

Dad 03ABR2023Eurotúnel – sob o canal da Mancha, tem 50,45 km de extensão, atinge 75 metros de profundidade
e liga o sul da Inglaterra ao norte da França. Inaugurado em 6/5/1994.

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Construir o túnel submerso ligando as margens do canal de acesso ao porto e, também, o porto oceânico fomentando o porto-indústria, é a base do sucesso dos grandes portos mundiais. Otimiza as variáveis agilidade, escala e comércio, fundamentais para ser competitivo. A indústria junto ao fluxo do comércio marítimo reduz tempo e custos logísticos bem como agrega eficácia ao drawback – decreto lei 37/66 – isentando de impostos a aplicação de componentes importados no produto de exportação; elimina também custo e tempo do seu transporte. É preciso construir um novo caminho. Como os Guinle construíram, exitosamente, o Porto de Santos em 12/7/1888 e nele permaneceram até 7/11/1980.

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* Porto de Santos2050 pelos melhores caminhos

Porto e indústria são atividades complementares: uma é a razão da outra na potência do comércio marítimo. A história desse modelo de arranjo produtivo-comercial junto ao Porto de Santos na década de 60 tem capítulos trágicos, de repercussão mundial. A produção do pó-da-china pela francesa Rhodia e o incêndio da Vila Socó por vazamento de combustível no oleoduto da Refinaria Presidente Bernardes provocaram centenas de mortes. Hoje o licenciamento, controle, fiscalização e monitoramento das instalações industriais e portuárias são rígidos e eleva a segurança à natureza e à vida humana. Ainda assim, encravado entre a zona urbana de Santos e o porto, no distrito industrial da Alemoa são toleradas práticas incompatíveis com os padrões forçosos de sustentabilidade e governança.

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* Distrito Portuário Alemoa: o retrato da omissão e de uma tragédia anunciada

A Era Metaverso que bate à porta, juntamente com o blockchain como tecnologia de banco de dados gerenciado, é uma revolução cultural e tecnológica: um futuro apressado e rigoroso. Como sempre acontece nesse tipo de transição, ocorrem desemprego e mudança de paradigma de trabalho; ao redor do mundo, consumidores e empreendedores respondem. É preciso antídoto, em forma de transição suave e urgente. Este será um papel relevante do Porto de Santos 2050. Numa região, cuja história da sua economia precisa ter continuidade e expansão inovada com a indústria verde e cujos avanços, pela força do comércio marítimo, influencia a prosperidade de toda a sua hinterlândia. Como é contada a história do pujante estado de São Paulo, o mais rico do Brasil.

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Construir o túnel submerso no canal de acesso ao principal porto do hemisfério sul e, também, o seu porto oceânico com mais profundidade para receber os grandes navios mundiais, são obras que impõem gestão técnica de excelência, muito acima de relações políticas, critério corriqueiro nas indicações de diretores de estatais. O governo Lula tem de acertar e complementar essa história, que o presidente viveu na sua infância, quando morou no Guarujá: vendia cocadas que sua mãe fazia e seu pai era trabalhador, nesse porto.

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Parabéns, Fábio Fontes!
Portogente cumprimenta o presidente da Praticagem de São Paulo, Fábio Fontes, por sua excepcional perícia com que manobrou exitosamente o navio carregado de contêineres, Américo Vespúcio, sem propulsão e sob fortes rajadas de vento, no último dia 31 de março.

Praticagem Dad 03ABR2023

Conforme informação do Capitão dos Portos, na manobra de saída do porto, o navio perdeu a propulsão, no exato momento do aumento da intensidade do vento, com rajadas de 40 a 45 nós e jogando a embarcação à esquerda do canal.A bordo, o prático Fábio Fontes, com muita experiência e perícia, realizou a manobra didaticamente e muito bem executada, evitando que o navio abalroasse qualquer estrutura ou outra embarcação, reposicionando-o no meio do canal com rebocadores e o conduziu de volta ao cais onde esteve atracado.

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