A Autoridade do Porto de Rotterdam trabalha para garantir que o porto e seus arredores permaneçam seguros, saudáveis e atraentes. A segurança é nossa prioridade número um no porto
O navio com contêineres da Hamburg Süd que colidiu com a estação de balsas no Porto de Santos, no dia 20 de junho último, poderia ter provocado uma tragédia. Nesse atracadouro são carregadas e descarregadas balsas com capacidade para 50 veículos de passageiros, na travessia entre as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. A colisão aconteceu justamente no domingo, quando ocorrem os fluxos mais intensos.
Leia Editorial
* Deputada tem a palavra do ministro de construir o túnel submerso no Porto de Santos
Uma travessia a seco ligando essas duas cidades margens do Porto é uma promessa centenária, com muitos projetos anunciados, sem ter havido, todavia, algum progresso. Segregar o trânsito do porto e das cidades é um parâmetro imperativo mundialmente. Tanto na visão da sustentabilidade, quanto da produtividade. O ministro da Infraestrutura garante a construção desse túnel submerso, com ampla mobilidade, incluindo o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.
Da Redação
* Acidente na travessia Santos-Guarujá reforça a necessidade de construção de túnel
A causa da colisão do navio ainda não foi devidamente apurada. Todavia, sendo ela fortuita ou culposa, ambas as situações devem ser refletidas, para serem garantidas margens de segurança no porto mais movimentado do Brasil. Esse fluxo urbano cruzando a intensa rota de navios demonstra que a infraestrutura do porto é deficiente. Apesar de a engenharia brasileira ter competência para implantação desse túnel submerso. Faltam visão e gestão.
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Não paira dúvida de que a construção do túnel deve ser incluída como obrigação do contrato de privatização dos acessos ao porto. Ademais, convém que o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas conheça as linhas do projeto Santos 2050. Trata-se de uma conceituação inovadora da infraestrutura, logística e dos transportes, e que inclui essa travessia a seco na estratégia para dobrar a atual movimentação de mercadorias em 30 anos.
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* Santos 2050 é presente e futuro planejados
Daí resultará um projeto de logística portuária ágil, com planejamento, infraestrutura e tecnologia. Paralelamente, haverá em consequência, uma mudança decisiva na maneira de construção das cidades portuárias para as pessoas.
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Conheça o túnel imerso - Proposta de ligação seca entre Santos e Guarujá