Quinta, 21 Novembro 2024

Da adequada incorporação do esforço de todos – e só assim – será confirmada a vocação natural do Porto de Santos como o mais importante do Brasil.

Como era de se esperar, o nome do advogado Anderson Pomini sugerido para presidente do principal porto do hemisfério sul, o de Santos, causou repulsa. Provavelmente, o seu perfil profissional não seria aprovado por uma sabatina na comunidade do porto. Entretanto, há quem aposte que Comini tenha competência como gestor, que seja capaz de buscar com sucesso metas avançadas e fazer entregas valorosas. Neste sentido, o currículo político dele consigna a mediação da candidatura exitosa do ex-governador do pujante estado de São Paulo, o médico Alckmin, como vice do presidente Lula.

Dad 20MAR2023Porto de águas profundas de Yangshan - Shanghai.

Veja mais
* Ministro Márcio França segue inovando no Porto de Santos

O último presidente do Porto de Santos também não tinha perfil profissional compatível para assumir o cargo e, de fato, foi um fracasso. Todavia, Pomini assume com uma meta hercúlea, de construir o porto oceânico e o túnel submerso. Indubitavelmente, toda a comunidade do porto estará alinhada com esses seus propósitos. Um trabalho extraordinário, a fim de construir um novo arranjo logístico e promover aumento relevante da produtividade, com inovação regional. Um conjunto de soluções avançadas, com aplicação e, como porto-indústria, produção de novas tecnologias.

Veja também
* Ministro Márcio França segue inovando no Porto de Santos

Há pressa para implantar esse porto do futuro, para receber os navios modernos e promover as novas formas de movimentação de mercadorias, como referência nacional na formação de um ecossistema de inovação portuária. É possível ir além do resultado financeiro, na busca do desenvolvimento socioeconômico. A evolução desse projeto na região, vai dinamizar muito potencial adormecido, com tantas capacidades mal aproveitadas, paradigmas ainda atrelados ao padrão pré-contêiner e aplicação intensiva de mão-de-obra não qualificada. No lugar, fomentar oportunidades de porto-indústria sustentável e especializado com profissionais bem treinados.

Veja ainda
* Cabo de guerra no Porto de Santos entre ministro e governador

Ambos da região, o ministro dos Portos Márcio França e o seu secretário Fabrizio Pierdomenico, conhecem bem essa realidade, sob a ótica política e dentro das suas funções, melhor do que os seus antecessores. De pronto, ao atrelar R$ 1,8 bilhão do caixa do Porto de Santos para construção da ligação a seco das margens do porto, em Santos e Guarujá, demonstra espírito empreendedor e gestão competente. São esperadas muitas surpresas, em breve, sobre o porto oceânico.

Veja mais
* Porto oceânico aprimora a logística do Porto de Santos

A eleição dos presidentes das comissões temáticas no Congresso, 5ª feira passada, encerrou uma fase de intensa negociação de cargos. Provavelmente, nesta semana serão indicados os diretores dos portos. O programa de obras para o de Santos, precisa ter sua equipe de gestores estruturada até final de junho próximo. Um panorama destacado no programa do atual governo como promoção de desenvolvimento, para gerar salários, lucros e rendimentos.

Veja mais
* Distrito Portuário Alemoa: o retrato da omissão e de uma tragédia anunciada

A construção do porto oceânico e do túnel submerso no Porto de Santos são duas obras inadiáveis. O governo Lula promete realizá-las. Uma missão de preparar o porto para o futuro através de ações de planejamento , com colaboração de consultores nacionais e estrangeiros, de modo a garantir o aproveitamento geral e integrado da região e servir adequadamente aos usuários e operadores do porto.

Veja ainda
* Municípios com indústrias verdes em rede com o porto de Santos e autoconscientes

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!