Sem precisar pedir licença, a crise volta a golpear a economia mundial
Quando o mundo avista uma recessão ameaçando piorar o desemprego, o engenheiro e ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares expõe na seção Opinião deste Portogente, no seu estilo sonhador, competente e realizador, o seu trabalho como secretário de Estado, para estender o projeto chinês da Rota da Seda ao Norte do Brasil. Uma logística com diferencial competitivo invejável, para intensificar a produção e gerar trabalho através do comércio com a China. Um projeto virtuoso e urgente.
Artigo José Reinaldo Tavares
* A Rota da Seda é muito importante
Como justifica e bem demonstra, “é a maior oportunidade de desenvolvimento econômico e social que jamais tivemos”. Principalmente por ter uma geografia única, de portos com profundidade natural de 23 metros, junto à linha do equador, com uma logística eficiente conectando as cinco regiões e os demais portos brasileiros, pela ferrovia Norte-Sul. Até o final deste ano, estará implantada a ZPE (Zona de Processamento de Exportação).
Leia mais
* Prefeito de Santos fica longe da realidade do Porto da cidade
Essa proposta merece ser celebrada e não pode, de forma alguma, sofrer revezes políticos, como a intenção fracassada no Porto de Santos. Por ser uma região rica em minérios e ter um potencial agrícola enorme, irá intensificar o comércio brasileiro, com o pujante mercado chinês, onde já operam 65 países. Assim, fomentar um forte ciclo econômico no norte brasileiro, para atrair investidores globais em projetos consolidados, apresentados com uma fonte de dados ampla e detalhada sobre as várias oportunidades.
Leia mais
* Porto de Santos: porta para a Nova Rota da Seda
Com o ritmo de crescimento das exportações dos recursos naturais haverá investimentos em vários outros potenciais, tanto tecnológico como a base de lançamento competitivo de foguetes de Alcântara, como o amplo setor turístico da região, para exemplificar. Indubitavelmente, o projeto maranhense tem tudo para alavancar a economia do norte brasileiro. Um desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável, com intensa produção de energia verde e taxa de crescimento alto.
Leia mais
* Arco Norte: Como transformá-lo em realidade?
Com essa oportunidade de um comércio multilateral de grande amplitude, ocasionada pela proposta do governador José Reinaldo, lastreada na sua exitosa experiência como ministro dos Transportes, é necessário um debate intenso para promover uma reflexão mais profunda sobre os caminhos a serem tomados e motivar ações. O projeto Rota da Seda no Maranhão é pauta nos debates no Portogente.
Leia mais
* A Amazônia como produto Caviar