Quinta, 28 Março 2024

Sem precisar pedir licença, a crise volta a golpear a economia mundial

Quando o mundo avista uma recessão ameaçando piorar o desemprego, o engenheiro e ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares expõe na seção Opinião deste Portogente, no seu estilo sonhador, competente e realizador, o seu trabalho como secretário de Estado, para estender o projeto chinês da Rota da Seda ao Norte do Brasil. Uma logística com diferencial competitivo invejável, para intensificar a produção e gerar trabalho através do comércio com a China. Um projeto virtuoso e urgente.

Dad 21JUN2022

Artigo José Reinaldo Tavares
* A Rota da Seda é muito importante

Como justifica e bem demonstra, “é a maior oportunidade de desenvolvimento econômico e social que jamais tivemos”. Principalmente por ter uma geografia única, de portos com profundidade natural de 23 metros, junto à linha do equador, com uma logística eficiente conectando as cinco regiões e os demais portos brasileiros, pela ferrovia Norte-Sul. Até o final deste ano, estará implantada a ZPE (Zona de Processamento de Exportação).

Leia mais
* Prefeito de Santos fica longe da realidade do Porto da cidade

Essa proposta merece ser celebrada e não pode, de forma alguma, sofrer revezes políticos, como a intenção fracassada no Porto de Santos. Por ser uma região rica em minérios e ter um potencial agrícola enorme, irá intensificar o comércio brasileiro, com o pujante mercado chinês, onde já operam 65 países. Assim, fomentar um forte ciclo econômico no norte brasileiro, para atrair investidores globais em projetos consolidados, apresentados com uma fonte de dados ampla e detalhada sobre as várias oportunidades.

Leia mais
* Porto de Santos: porta para a Nova Rota da Seda

Com o ritmo de crescimento das exportações dos recursos naturais haverá investimentos em vários outros potenciais, tanto tecnológico como a base de lançamento competitivo de foguetes de Alcântara, como o amplo setor turístico da região, para exemplificar. Indubitavelmente, o projeto maranhense tem tudo para alavancar a economia do norte brasileiro. Um desenvolvimento econômico e ambientalmente sustentável, com intensa produção de energia verde e taxa de crescimento alto.

Leia mais
* Arco Norte: Como transformá-lo em realidade?

Com essa oportunidade de um comércio multilateral de grande amplitude, ocasionada pela proposta do governador José Reinaldo, lastreada na sua exitosa experiência como ministro dos Transportes, é necessário um debate intenso para promover uma reflexão mais profunda sobre os caminhos a serem tomados e motivar ações. O projeto Rota da Seda no Maranhão é pauta nos debates no Portogente.

Leia mais
* A Amazônia como produto Caviar

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto