Sexta, 19 Abril 2024

Acima de tudo, nunca perca a vontade de caminhar. Todos os dias, eu caminho até alcançar um estado de bem-estar...Caminho em direção aos meus melhores pensamentos... (Soeren A. Kierkgaard)

Duas grandes obras importantes, no final do século XIX, na construção da grandeza do Porto de Santos, o funicular ferroviário de Paranapiacaba para o comércio fluir na íngreme serra do Mar e a usina hidrelétrica de Itatinga, para alimentar o crescimento do principal complexo portuário do Brasil, não encontraram grandeza comparativa até hoje, para construir a ligação a seco das margens do Porto de Santos. O projeto do túnel imerso, uma engenharia avançada, com tecnologia e inovação, anuncia um novo tempo, motiva a esperança e entusiasma a sua apropriação popular. É preciso construí-lo.

Dad 03MAR2022

Leia também
Ministro Tarcísio de Freitas vai realizar o sonho do túnel submerso do Porto de Santos?

O túnel imerso é uma conquista nacional. É imperativo ao porto do século XXI ter a ligação seca das suas margens, como logística produtiva. A proposta pouco republicana para atender aos interesses da Ecovias teve a sua ocasião há mais de meio século. Na década de 70, ela foi logística, ambiental, econômica e socialmente muito bem solucionada com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, para fluir o trânsito portuário das vias Anchieta e Imigrantes pela rodovia Piaçaguera ao Guarujá.

Confira mais
Deputada tem a palavra do ministro de construir o túnel submerso no Porto de Santos
Deputada encabeça a implantação do túnel submerso do Porto de Santos

Distante 20 km do fundo do canal interno, onde passa a Piaçaguera-Guarujá, na foz, a travessia ineficiente do canal do porto por balsas, cruza o fluxo dos navios entrando e saindo do porto. Com risco à navegação, ao transporte de veículos e passageiros, também causa perda de produtividade intolerável no porto moderno. Se consultar planejadores dos 10 principais portos mundiais, sobre a solução para esse caso, o túnel imerso é por unanimidade, e modernamente, a solução.

Leia também
Acidente na travessia Santos-Guarujá reforça a necessidade de construção de túnel
Porto de Santos e a tragédia que quase aconteceu

São também notórios os avanços em estudo de viabilidade técnica e no equacionamento financeiro. Convém destacar a inclusão deste projeto no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), federal. Uma visão avançada e clara, só inalcançável para olhos baços. Trata-se de um projeto que estabelece as condições determinantes da boa relação porto e cidade. Prioritária no debate portuário contemporâneo.

Leia também
Região Metropolitana do Porto de Santos exige túnel submerso
Câmara Municipal de Santos aprova moção de apoio ao túnel imerso para ligação seca

É necessário acompanhar e cobrar uma atitude positiva dos políticos. Para que as suas posições em relação ao túnel imerso sejam expostas e justificadas com clareza, bem como debatidas na comunidade. Portogente vai promover essa discussão, a partir de 19 de março. Pois, esta construção vai promover mobilidade e produtividade do porto, com dimensão humana. Resultado compatível com a sua região, da maior densidade acadêmica do Brasil.

Assista ainda
Conheça o túnel imerso - Proposta de ligação seca entre Santos e Guarujá

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto