Acima de tudo, nunca perca a vontade de caminhar. Todos os dias, eu caminho até alcançar um estado de bem-estar...Caminho em direção aos meus melhores pensamentos... (Soeren A. Kierkgaard)
Duas grandes obras importantes, no final do século XIX, na construção da grandeza do Porto de Santos, o funicular ferroviário de Paranapiacaba para o comércio fluir na íngreme serra do Mar e a usina hidrelétrica de Itatinga, para alimentar o crescimento do principal complexo portuário do Brasil, não encontraram grandeza comparativa até hoje, para construir a ligação a seco das margens do Porto de Santos. O projeto do túnel imerso, uma engenharia avançada, com tecnologia e inovação, anuncia um novo tempo, motiva a esperança e entusiasma a sua apropriação popular. É preciso construí-lo.
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O túnel imerso é uma conquista nacional. É imperativo ao porto do século XXI ter a ligação seca das suas margens, como logística produtiva. A proposta pouco republicana para atender aos interesses da Ecovias teve a sua ocasião há mais de meio século. Na década de 70, ela foi logística, ambiental, econômica e socialmente muito bem solucionada com a Rodovia Cônego Domênico Rangoni, para fluir o trânsito portuário das vias Anchieta e Imigrantes pela rodovia Piaçaguera ao Guarujá.
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Distante 20 km do fundo do canal interno, onde passa a Piaçaguera-Guarujá, na foz, a travessia ineficiente do canal do porto por balsas, cruza o fluxo dos navios entrando e saindo do porto. Com risco à navegação, ao transporte de veículos e passageiros, também causa perda de produtividade intolerável no porto moderno. Se consultar planejadores dos 10 principais portos mundiais, sobre a solução para esse caso, o túnel imerso é por unanimidade, e modernamente, a solução.
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São também notórios os avanços em estudo de viabilidade técnica e no equacionamento financeiro. Convém destacar a inclusão deste projeto no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), federal. Uma visão avançada e clara, só inalcançável para olhos baços. Trata-se de um projeto que estabelece as condições determinantes da boa relação porto e cidade. Prioritária no debate portuário contemporâneo.
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É necessário acompanhar e cobrar uma atitude positiva dos políticos. Para que as suas posições em relação ao túnel imerso sejam expostas e justificadas com clareza, bem como debatidas na comunidade. Portogente vai promover essa discussão, a partir de 19 de março. Pois, esta construção vai promover mobilidade e produtividade do porto, com dimensão humana. Resultado compatível com a sua região, da maior densidade acadêmica do Brasil.
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