A abordagem mais simples para promoção do rápido crescimento econômico é assegurar elevados níveis de investimentos
O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, nesta segunda-feira (16/11), quando esteve em Santos, no litotal paulista, para assinar contratos de terminais de celulose leiloados, conversou com a deputada federal Rosana Valle, santista e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto de Santos. Na ocasião, ele prometeu a construção do primeiro túnel submarino da América do Sul.
Clique aqui para assistir ao vídeo com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas e a deputada Rosana Valle.
Leia também
* O túnel submarino do Porto de Santos
A deputada perguntou ao ministro: “Qual é a possibilidade desse projeto do túnel [submerso] ser incluído nesse programa de concessão da administração portuária para a iniciativa privada?”. O ministro respondeu: “A possibilidade é total. A gente está estudando isso com muito afinco; a gente verifica que cabe dentro da concessão.” Trata-se de um túnel submerso para ligar a seco as duas margens do canal de acesso do Porto, ou seja, as cidades de Santos e Guarujá.
Editorial | Portogente
* Ponte é descartada na ligação das margens do Porto de Santos
O tema da conversa crava um marco histórico. Sem sombra de dúvidas, a solução pelo túnel supera qualquer projeto de ponte, por tantas razões. Não limita o aprofundamento do canal de acesso ao porto. Reduz enormemente o movimento de balsas que interfere no trânsito de navios e causa perdas de tempo. Possibilita a travessia de pedestres, ciclistas e até de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Inova a mobilidade urbana na travessia do canal do porto entre cidades conurbadas.
Confira
* A ponte da Ecovias não atende ao Porto de Santos
Há mais de 20 anos já foi provada a viabilidade econômica desse projeto. Portanto, seu custo de oportunidade hoje é muito mais vantajoso. A previsão do ministro é viabilizar o processo de contratação do túnel submerso no já no primeiro semestre de 2022. Por suas características de um ativo físico especial agrega valor ao processo de desestatização, especialmente na exploração do pedágio do túnel e no aumento da produtividade da navegação do canal.
E ainda
* Descentralização do Porto de Santos é fundamental para estratégia de porto-indústria, diz deputada
A deputada Rosana Valle recentemente restabeleceu uma ponte que faz a ligação seca sobre o rio Casqueiro, ligando a parte insular e continental do município de São Vicente, vizinho ao porto. Este rio é uma hidrovia de excelente potencial para viabilizar o Porto-indústria de Santos.