Sexta, 19 Abril 2024

São os fatos e circunstâncias que influenciam, valorizando ou depreciando, a Expressão Política.

Dentro de dois dias terão passado três anos do governo Bolsonaro, sem que haja perspectiva de sucesso no programa de desestatização dos portos. Por falta de método para definir um modelo com lógica de gestão produtiva e sem perspectiva de resultados logísticos compatíveis com as novas escalas dos transportes e demandas da produção, a reforma portuária vai ficar a ver navios. Um clima muito desfavorável à retomada da economia.

Porto Rio Grande Termasa 2

Leia também
CAP deliberativo é a voz da comunidade portuária

O objetivo desse programa não corresponde plenamente aos problemas que precisam ser resolvidos. A adoção dos portos australianos, como atalho, estreitou o diálogo com as comunidades e prejudicou a percepção do papel do porto brasileiro. Valorosas contribuições foram ignoradas, como a proposta Santos2050 que é debatida no Portogente, para o Porto de Santos. Por tudo isso, o PDZ está limitado à uma área muito menor e o plano resultante é incompleto e desconsidera o potencial de desenvolvimento regional.

Leia também
Santos2050 o maior projeto portuário do Brasil

Com a perspicácia e competência que lhe são características, Frederico Bussinger aborda com clareza tão terrível ameaça à competitividade nacional, a partir do título poético do seu artigo “Uma autoridade portuária nacional?”. De pronto, mostra não haver racionalidade na metodologia do programa da reforma portuária, do ministério da Infraestrutura – Minfra, baseada numa equação de três variáveis: desestatização, ativos e investimentos.

Artigo | Frederico Bussinger
Uma autoridade portuária nacional?

Sem consistência, nem rumo, o programa de desestatização dos portos frustra expectativas e gera mais instabilidade e incerteza, que aumentarão o conflito político da campanha de 2022. A reforma portuária é urgente para atender à nova logística da 5ª Geração da Internet e do transporte mais ágil, no comércio internacional. É fator de competitividade do produto nacional. Está na hora das comunidades portuárias se unirem e evitar o pior.

Leia também
Portos brasileiros por uma desestatização sem visão

Portogente vai abrir uma praça online de um debate amplo dos portos brasileiros, com os candidatos a Presidente da República. Antes da divulgação dos programas oficiais, a partir de março próximo, iremos discutir as linhas dessas propostas com os pré-candidatos. Atividade tão importante quanto complexa, os nossos portos precisam ter o significado do seu papel na história e economia do Brasil.

Leia também
O ministro da Infraestrutura garante o túnel submerso do Porto de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto