A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, está modernizando a frota de locomotivas da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Até abril de 2019 serão adicionadas 26 novas máquinas. A chegada desses ativos ocorre por meio de parcerias com a MRC e a CAT Financial, em contratos de aluguel com opção de compra. As locomotivas pretendem aumentar a capacidade de escoamento de cargas do agronegócio, siderurgia e produtos industrializados para os portos de Tubarão, no Espírito Santo, e o Tiplam, no litoral santista.
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As novas locomotivas irão atender ao fluxo crescente de açúcar entre o Terminal Integrador em Guará e o Tiplam (Terminal Integrador Portuário), situado no Porto de Santos. De 2013 a 2017, a VLI dobrou o volume de açúcar transportado para diferentes clientes: de 2,3 milhões para 4,6 milhões de toneladas. Nesse contexto de empresa referência no transbordo desse produto, em junho, a VLI assinou um acordo com a Tereos, segunda maior produtora de açúcar do mundo, para o transporte de 1 milhão de toneladas de açúcar bruto por ano. A parceria contempla a construção de dois armazéns em São Paulo, um no terminal de Guará, com capacidade de 80 mil toneladas, e outro no Tiplam, com capacidade de 114 mil toneladas.
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“Nos últimos anos temos atuado forte para modernizar a frota de locomotivas da FCA com o objetivo de gerar mais capacidade de atendimento para escoar cargas na ferrovia. Nesses lotes contamos com máquinas modernas e produzidas no país. Iniciativas como essa estimulam a indústria nacional, além de tornar nossas atividades mais sustentáveis e econômicas”, destaca Gustavo Serrão, diretor de Operações Ferroviárias.